Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Fundo Nacional de Saúde apresenta à mesa diretora do CNS ferramentas que facilitam o acompanhamento de recursos do SUS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Fundo Nacional de Saúde apresenta à mesa diretora do CNS ferramentas que facilitam o acompanhamento de recursos do SUS

  • Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 17h46
imagem sem descrição.

A mesa diretora do CNS recebeu nesta quinta (01/12) o diretor-executivo do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Dárcio Guedes Junior, para apresentar aplicativos e ferramentas do FNS que facilitam a gestão dos recursos da saúde e incentivam a participação de gestores e cidadãos na gestão pública. A ideia é estender o debate e ampliar a utilização para todos os conselheiros nacionais de saúde.

O FNS está sob orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde e faz a gestão financeira do SUS, tendo como base o Plano Nacional de Saúde e o Planejamento Anual do Ministério da Saúde. O Fundo é orgão responsável por transferir recursos destinados à saúde para os estados, municípios e Distrito Federal.

Com o intuito de melhorar o acompanhamento das ações e serviços em saúde, o FNS desenvolveu diversas ferramentas tecnológicas que organizam e disponibilizam informações relativas aos custeios, financiamentos e investimentos no âmbito do SUS para toda a sociedade.

Dentre elas, o InvestSUS, sistema que permite acompanhar as transferências de recursos locais, que pode ser acessado por dirigentes de entidades públicas (municipais, estaduais e federais), de entidades privadas sem fins lucrativos, técnicos institucionais públicos e privados, superintendentes estaduais do Ministério da Saúde, conselhos de gestores e de usuários do SUS e colaboradores do Ministério da Saúde. 

O FNS também conta com o aplicativo Emendas Parlamentares, que permite melhor controle dos recursos destinados pelos parlamentares provenientes de emendas, e com o Saiba a Fundo, que reúne informações e capacitações sobre recursos destinados ao SUS, facilitando a compreensão dos cidadãos sobre a estrutura que viabiliza o financiamento da saúde pública no Brasil.

Fazemos mais de 70 mil pagamentos por mês, sendo 35 mil somente nos cinco primeiros dias. O Fundo tem o papel de transferidor de recurso, mas, principalmente, o papel de informar quem está do outro lado. Criamos ferramentas onde todos podem receber a mesma informação e com isso vamos conseguir diminuir nossos desafios”, avalia Dárcio.

Segundo o diretor-executivo, o portal do FNS tem três milhões de acessos por ano. Para conhecer estas e demais ferramentas tecnológicas do Fundo, acesse portalfns.saude.gov.br.

 

Ascom CNS com informações do FNS 

 

✅ Acompanhe o CNS:
👍 fb.com/ConselhoNacionaldeSaude
🐦 twitter.com/comunicacns
💚 instagram.com/conselhonacionaldesaude.cns
💻 www.conselho.saude.gov.br
 (61) 3315-2560 (somente whatsapp)

registrado em:
Fim do conteúdo da página