Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS promoverá live pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS promoverá live pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 

  • Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 18h39
imagem sem descrição.

Na terça (6/12), às 16h, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai realizar a live “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: Amanhã vai ser outro dia!”. O objetivo é convidar a sociedade a discutir estratégias para a construção de um novo amanhã, onde a invisibilidade das pessoas com deficiência não seja mais naturalizada. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook do CNS.

As discussões acontecerão a partir do documentário “Pandora: Histórias de vidas, saudades e esperanças”, que busca compreender os impactos da pandemia de Covid-19 nas vidas das pessoas com deficiência. Disponível no Youtube, o filme apresenta narrativas coletadas a partir das histórias de seis personagens entrevistados, em 2021, em diferentes localidades do Brasil. O roteiro apresenta dilemas, lutos e esperanças em dias melhores na perspectiva dos protagonistas que apresentam suas histórias.

A live será realizada pela Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência (Ciaspd) do CNS com a participação do diretor do documentário, Diego Ferreira, Luciana Viegas, idealizadora do Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam, Érico Gurgel Amorim, coordenador do GT Deficiência e Acessibilidade da Abrasco. A mediação será de Vitória Bernardes, coordenadora da Ciaspd.

Sobre o Documentário 

“Pandora: Histórias de vidas, saudades e esperanças” nasce a partir da pesquisa de doutorado em Saúde Coletiva de Diego Ferreira. O filme tem coordenação-geral de Everton Luís Pereira, roteiro de Alex Mirkhan e contou com equipe de áudio, vídeo, montagem e trilha sonora original, produzidos em parceria pelas produtoras Fome de Ouvido e Mirkhan Produções.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência  

A data é celebrada no dia 3 de dezembro e foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. A ideia é conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural. 

Dados da ONU indicam que cerca de 10% da população mundial tem alguma deficiência, sendo que 80% dessas pessoas vivem em países em desenvolvimento. Estudos comparativos das legislações sobre deficiência mostram que apenas 45 países têm leis anti-discriminatórias e outras relacionadas especificamente à deficiência.

 

Ascom CNS

Foto: TA/Istock

registrado em:
Fim do conteúdo da página