Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > OPAS celebra 120 anos de cooperação entre países das Américas para garantia do acesso universal à saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

OPAS celebra 120 anos de cooperação entre países das Américas para garantia do acesso universal à saúde

  • Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 13h36
imagem sem descrição.

Neste dia 2 de dezembro a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) celebra 120 anos de existência. O organismo internacional de saúde mais antigo do mundo realizou, nesta sexta-feira, uma cerimônia comemorativa à data, na sua sede em Brasília. Estiveram presentes autoridades da saúde pública no país, que celebraram os anos de trabalho dedicados à cooperação entre os países da américas.

Socorro Gross, representante da OPAS no Brasil, destacou os objetivos e o comprometimento da agência internacional. “Acreditamos que é possível mudar o mundo para melhor e isso só é possível com o direito à saúde garantido. O legado que queremos deixar é de justiça social, em busca de um Sistema Único de Saúde equânime e fortalecido”, comentou.

Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), lembrou que a agência foi homenageada na última Reunião Ordinária do CNS. Para Pigatto, a contribuição da Opas não é só com as Américas, já que projeta o SUS para todo mundo. “Temos gratidão por todo apoio e parceria da Opas com o Controle Social no Brasil”, afirmou.

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também agradeceu a atuação da agência na busca por soluções no país. “A Opas tem uma liderança inconteste na nossa região. É um exemplo de organização multilateral na saúde, socorrendo sempre aqueles que mais precisam”. Uma placa comemorativa em homenagem aos 120 anos do organismo internacional foi entregue pelo Ministro da Saúde.

Já Nísia Trindade, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),  afirmou ser fundamental a participação da OPAS na cooperação entre países, “buscando sempre pelas melhores políticas e programas de saúde”. 

O recém-eleito diretor geral da OPAS, o brasiliero Jarbas Barbosa, destacou que a Organização tem um papel fundamental de apoiar o Ministério da Saúde na coordenação de um complexo sistema descentralizado de saúde como o SUS, se adaptando sempre à capacidade técnica de cada país. Jarbas ainda comentou sobre o desafio vivenciado na pandemia e as lições que podem ser tiradas.“Queremos encontrar as melhores estratégias para sairmos da pandemia melhor do que estávamos, com laços ainda mais fortalecidos”.

 

IMG 7809

Confira mais fotos da cerimônia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página