Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Coren-SP - Abertas inscrições para a 1ª Conferência Livre de Saúde do Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde do Estado de São Paulo

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Coren-SP - Abertas inscrições para a 1ª Conferência Livre de Saúde do Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde do Estado de São Paulo

No dia 31 de janeiro, terça-feira, será realizada a Conferência Livre de Saúde do Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde do Estado de São Paulo (1ª CLFCAFS/SP), das 9h às 17h, na sede do Conselho Regional de Educação Física (CREF4/SP), na capital.  

O evento reunirá todos os 14 Conselhos de Fiscalização Profissional paulistas da área da saúde e servirá como uma das etapas dos debates que serão levados à 17ª Conferência Nacional de saúde, que será de 2 a 5 de julho deste ano, em Brasília.

O Coren-SP será representado no evento pelos conselheiros Heloísa Helena Ciqueto Peres, Maria Madalena Januário Leite, Andrea Cotait Ayoub, Fernando Henrique Vieira Santos e Luciano Santos. A enfermeira Valnice Nogueira, membro das Câmaras Técnicas da autarquia e o colaborador Vagner Urias também representarão o Coren-SP na 1ª Conferência Livre de Saúde do Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde do Estado de São Paulo.

A conselheira Heloísa Helena Ciqueto Peres explica o porque a participação de profissionais de enfermagem é importante neste evento: “a enfermagem é a maior força de trabalho na saúde e assume papel cada vez mais decisivo e pró-ativo no que se refere à identificação das necessidades de cuidado da população, bem como na promoção e proteção da saúde dos indivíduos em suas diferentes dimensões, ampliando, o seu espaço na área da saúde, tanto no contexto nacional quanto no cenário internacional. Assim, o cuidado de enfermagem é, portanto, um componente fundamental no sistema de saúde com seus reflexos a nível regional e nacional sendo imprescindível participar dos debates para definir as políticas de saúde do SUS pelos próximos 4 anos”.

Como participar

Os profissionais de enfermagem registrados no Coren-SP que quiserem participar do evento e dos debates, poderão fazê-lo de forma virtual, a partir da transmissão ao vivo da Conferência no dia 31/1.

Será enviado um link de participação aos profissionais registrados em até 5 dias antes do início do evento. A participação virtual dará direito à fala e intervenções nos debates.

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO GRATUITA PARA O EVENTO ONLINE

https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/thumbnail_Arte-para-divulgacao-1a-CLFCAFS-2023-296x300.jpg 296w, https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/thumbnail_Arte-para-divulgacao-1a-CLFCAFS-2023-75x75.jpg 75w" sizes="(max-width: 492px) 100vw, 492px" style="margin: 0px auto; padding: 0px; outline: none; box-sizing: border-box; text-decoration: none; max-width: 100%; height: auto; display: block; border-radius: inherit;">

Eixos temáticos

A 1ªConferência Livre de Saúde do Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde do Estado de São Paulo seguirá os eixos temáticos da 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo, cujo tema principal é: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”.

Dentro desse tema principal, desdobram-se quatro eixos temáticos que orientarão as discussões, a saber:

I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e

IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.”

Sobre a 17ª Conferência Nacional de Saúde

Prevista na Lei 8.142, a Conferência Nacional de Saúde é realizada em Brasília a cada quatro anos, com o objetivo de permitir a participação popular na elaboração de políticas públicas de saúde, sobretudo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Conferência é sempre precedida por discussões locais nos níveis municipal e estadual. As propostas criadas nas etapas municipais e estaduais são então levadas ao debate nacional. A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho, sendo que as discussões locais começaram em novembro de 2022 e irão até março de 2023.

A 1ª Conferência Livre de Saúde do Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde do Estado de São Paulo é uma etapa da 9ª Conferência Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, que por sua vez, é a etapa estadual paulista da 17ª Conferência Nacional de Saúde.

O tema central da 17ª Conferência Nacional de Saúde será: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

A conferência dá continuidade aos debates sobre o fortalecimento e aprimoramento do SUS que aconteceram na 16ª CNS (8ª+8), em 2019, quando foram delineadas proposições e reivindicações para o desenvolvimento nacional e qualidade de vida da população.

Documentos relacionados à 1ª CLFCAFS/SP

Ofício circular

Regulamento

Documento orientador das Conferências Livres de Saúde

Regimento da 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo


Com informações da Ascom do Conselho Nacional de Saúde

Saiba mais

Fonte: Coren-SP

registrado em:
Fim do conteúdo da página