Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia" será tema da 17ª Conferência Nacional de Saúde

Banner etapa municipal

Início do conteúdo da página

"Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia" será tema da 17ª Conferência Nacional de Saúde

Evento nacional será precedido por etapas municipais, realizadas até março, e etapas estaduais, que serão realizadas de abril a maio.

Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”, a 17ª Conferência Nacional de Saúde está marcada para acontecer de 2 a 5 de julho. O evento, organizado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), acontece a cada quatro anos e é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade, para a construção de políticas públicas voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A conferência será precedida por etapas municipais, realizadas até março, e etapas estaduais e do Distrito Federal, que serão realizadas de abril a maio. Os municípios de Maringá (PR), Gravataí (RS), Imperatriz (MA), Gurupi (TO), além de capitais como Recife (PE), já receberam as etapas locais. Cidades como Santarém (PA) e Araguaína (TO) têm atividade agendada para acontecer ainda neste mês de janeiro.

As Conferências Locais são organizadas pelos Conselhos de Saúde, junto às respectivas Secretarias de Saúde. Para participar, é necessário acompanhar a realização no devido município e estado, onde os interessados poderão ser eleitos para a etapa final.

Já as Conferências Livres Preparatórias, que nesta edição podem elencar propostas para a etapa nacional, também acontecem em todo Brasil nos primeiros meses desse ano. Elas devem seguir o rito formal para eleger pessoas delegadas, bem como para que sejam parte do relatório final da etapa nacional.

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

O CNS lançou o vídeo “17ª Conferência Nacional de Saúde - Amanhã vai ser outro dia”, que traz a visão de conselheiras e conselheiros nacionais sobre a importância da conferência, além de reflexões sobre o momento histórico dessa edição.

registrado em:
Fim do conteúdo da página