Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Brasil de fato - Em conferências livres, população debate e propõe políticas de saúde pública para o DF

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

Brasil de fato - Em conferências livres, população debate e propõe políticas de saúde pública para o DF

Saúde das mulheres, trabalhadores, população indígena e trans está em pauta nesta etapa inicial da Conferência Distrital

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
 
Os encontros produzirão relatórios com sugestões de políticas de saúde que serão encaminhados para a 11ª Conferência de Saúde do DF - Mariana Raphael/Saúde-DF

Na semana passada, começou a fase preparatória para a 11ª Conferência de Saúde do Distrito Federal, com a realização das conferências livres promovidas pela sociedade civil.

Entre os dias 15 e 28 de fevereiro, organizações e movimentos sociais discutem questões importantes para a população no âmbito da saúde pública, como a saúde das trabalhadoras e trabalhadores, dos povos indígenas e da população trans, entre outras temáticas. O objetivo é produzir relatórios finais que servirão de encaminhamento de sugestões para a Conferência Distrital.

No sábado (25), às 9 horas, acontece a conferência livre sobre Saúde Sexual e Reprodutiva das Mulheres do DF. Segundo Thaisa Magalhães, secretária de Mulheres da CUT-DF, é essencial discutir a temática da saúde da mulher, em especial os direitos sexuais e reprodutivos, já que estes têm sido usados pelos setores conservadores da sociedade para reforçar o machismo e o controle dos corpos.

O evento, realizado no auditório da CUT-DF, integra a programação do Festival de Lutas do 8 de Março Unificadas DF e Entorno e contará com a participação de representantes da União Brasileira de Mulheres, do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) e de profissionais de saúde.

“É muito necessário que a justiça reprodutiva, dentre outros aspectos ligados à saúde das mulheres, seja debatida pela sociedade sem o estigma de tabus e preconceitos. Em uma sociedade na qual a desinformação é usada como arma por setores que pretendem a manutenção de seus privilégios, o debate, a informação gerada com política pública, com a comunidade de saúde e as organizações civis de mulheres organizadas, é o único caminho para avançar em direitos, tecnologia, e colaboração para umas sociedade menos violenta e mais justa com as mulheres”, afirma a secretária.

Ainda no sábado, no Mercado Sul de Taguatinga, a sociedade civil discute a educação popular em saúde como meio de luta pela democracia e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Cozinha Solidária do Sol Nascente, o debate aborda a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras sem teto do Sol Nascente. Das 9h às 12h, no Ilê Asè Xaxará de Prata, em Planaltina, acontece a conferência livre “Povo Negro defendendo o SUS, garantindo direitos”. As informações completas de local e horário estão no final da matéria. 

Os conferencistas têm até dia 28 para enviar o relatório final do que foi discutido nos encontros. Após essa etapa inicial, em março, começam as etapas regionais, em que será realizado um encontro por cada região de saúde do DF: Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudoeste, Central e Centro Sul. 

As conferências regionais são organizadas pelas respectivas superintendências regionais de saúde. Nelas, serão aprovadas propostas e diretrizes, além da eleição de delegados para participar da 11ª Conferência Distrital, que acontece nos dias 23 a 25 de maio. Ao todo, serão 500 representantes atuando nesta última etapa. 

A Conferência Distrital de Saúde tem como objetivo elaborar diretrizes do Plano Plurianual de Saúde do Distrito Federal para o período de 2024 a 2027.

Conferências livres - sábado (25)

Conferência Distrital Livre de Educação Popular em Saúde: Saberes e Práticas na Luta pela Democracia e em Defesa do SUS

Local: Sede do Mercado Sul – ST. B Sul QSB 13 – Taguatinga Sul 

Horário: 14h 

Saúde da Mulher – Saúde Sexual e Reprodutiva das Mulheres do DF

Local: Auditório da CUT/DF - CONIC 

I Conferência Livre de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto do Sol Nascente – DF: Participação Social na Garantia de Direitos e na Defesa do SUS

Local: Cozinha Solidária do Sol Nascente – Quadra 209 Conjunto M – Setor Habitacional Sol Nascente – Ceilância /DF

Horário: 8h às 13h

Povo Negro Defendendo O SUS, Garantindo Direitos

Local: Ilê Asé Xaxará De Prata – Planaltina - Df

Horário: 9h às 12h

Conferências livres - segunda (27)

Conferência Livre – Indígenas Guajajara Em Contexto Urbano No DF

Local: Comunidade Guajajara do Noroeste - Setor Noroeste DF

Horário: 14h

Conferências livres - terça (28) 

Conferência Livre – Indígenas Kariri-Xocó Em Contexto Urbano No DF

Local: Comunidade Kariri-Xocó Noroeste - Setor Noroeste DF

Horário: 14h

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino

 

Fonte:  Brasil de fato

registrado em:
Fim do conteúdo da página