Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > RO: Ponta do Abunã e capital realizam pré-conferência municipal de saúde

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

RO: Ponta do Abunã e capital realizam pré-conferência municipal de saúde

  • Publicado: Quarta, 08 de Março de 2023, 17h20

 

Apontamentos elencados durante os eventos serão trazidos à grande discussão
Outros 20 encontros serão realizados até o dia 10 de março, incluindo zona rural e baixo Madeira

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), estão realizando, desde o último dia 23, as pré-conferências de saúde. Os eventos seguem até 10 de março, quando o município terá encerrado 24 encontros temáticos para debater junto com a população as propostas para melhorias do sistema de saúde.

As pré-conferências são preparativos para a 10º Conferência Municipal de Saúde, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de março, em Porto Velho, na Faculdade São Lucas Campus II.

Os distritos de Jaci Paraná, Nova Mutum e União Bandeirantes foram os primeiros a receberem as equipes facilitadoras que conduziram os trabalhos nos dias 23 e 24 de fevereiro. Já na Ponta do Abunã, os trabalhos iniciaram no dia 27 de fevereiro em Nova Califórnia seguido por Extrema no dia 28. Outros três eventos estão programados até 2 de março naquela região.

O tema da pré-conferência é o mesmo que será trabalho da Conferência Municipal de Saúde: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. Os apontamentos elencados durante os eventos preparatórios serão trazidos à grande discussão.

A representação é constituída por 50% de representantes de usuários do SUS, 25% de representantes dos trabalhadores da saúde e 25% de representantes de gestores e prestadores de serviços de saúde.

CAPITAL

As pré-conferências também serão realizadas em todas as regiões de Porto Velho. O primeiro encontro aconteceu na manhã de terça-feira (28), na Biblioteca Viveiro das Letras, Zona Sul. Os trabalhos foram conduzidos pelos diretores das unidades de saúde Nova Floresta, Renato Medeiros, Caladinho, Areal da Floresta e Castanheira.

Alex Santiago, presidente da Associação do Bairro Monte Sinai, participou da discussão representando os usuários do SUS. Segundo ele, foi uma grande oportunidade para aprender. “É muito importante esse espaço onde podemos apontar nossas necessidades e ver que somos ouvidos. Tudo o que foi dito aqui vou levar para minha comunidade”.

Não é necessário inscrição prévia e a sociedade em geral é convidada a participar dos eventos. Durante as discussões, a opinião de todos será levada em consideração em prol de avanços e aperfeiçoamentos no sistema de saúde do município.

Via Prefeitura de Porto Velho

registrado em:
Fim do conteúdo da página