Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > GO: Aparecida abre as inscrições para a 8ª Conferência Municipal de Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

GO: Aparecida abre as inscrições para a 8ª Conferência Municipal de Saúde

  • Publicado: Quarta, 08 de Março de 2023, 17h45

Foto: Rodrigo Estrela

Evento discute políticas públicas para o setor. Toda a população pode participar, apresentando demandas e sugerindo soluções. Inscrições são gratuitas e vão até o dia 9 de março

O Conselho Municipal de Saúde de Aparecida (CMS) realizará, no próximo 10 de março, das 8 às 17h, no Anfiteatro Cantor Leandro (Residencial Village Garavelo), a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento é gratuito, aberto ao público e as inscrições já estão abertas. Interessados precisam se cadastrar até o dia 9, no link: https://forms.gle/CWPLJUDTd9TaWCMe8.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, a Conferência é uma oportunidade para o debate e a construção de políticas públicas no Sistema Único de Saúde (SUS). As propostas e decisões referendadas no evento farão parte do Plano Municipal de Saúde, documento que institui, para um período de quatro anos, objetivos, diretrizes e metas para o setor.

O presidente do CMS de Aparecida, Fábio dos Reis Fonseca, lembra que é a própria Constituição Federal do Brasil que estabelece a participação da comunidade na construção do SUS. “As conferências são uma das ferramentas para materializar o artigo 198, inciso III, da Constituição. São oportunidades reais para a população participar ativamente da formulação das políticas públicas de Saúde. Por isso, não vamos perder esse momento. Vamos juntos lutar pelos direitos e defesa do SUS”, convida ele.

Participe!

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, conferencista do evento, também conclama a participação popular: “A Conferência é mais um instrumento de controle social para o aprimoramento da Saúde Pública. Os debates e decisões visam fortalecer a rede para cuidar melhor da população. Em Aparecida, além dos nossos profissionais que já estão mobilizados para o evento, precisamos da participação da comunidade na luta permanente pelo SUS. Quem quer fazer sugestões e críticas deve comparecer”.

Mobilização nacional

A Conferência Municipal integra a mobilização nacional sobre o tema. De 17 a 20 de maio próximos será realizada a Conferência Estadual e de 2 a 5 de julho a Nacional, promovida pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Nesta última, serão debatidas e construídas diretrizes para o futuro do SUS em todo o Brasil.

Via prefeitura de Aparecida

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página