Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > NOTA DE PESAR: CNS lamenta o falecimento do professor Jorge Beloqui, referência na luta contra a Aids no Brasil

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

NOTA DE PESAR: CNS lamenta o falecimento do professor Jorge Beloqui, referência na luta contra a Aids no Brasil

  • Publicado: Quinta, 09 de Março de 2023, 17h36
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lamenta a perda do professor Jorge Adrian Beloqui, ativista da luta contra a Aids no Brasil. Jorge Beloqui foi pioneiro na luta por direitos humanos para a população LGBTQIA+, sendo atuante no movimento nacional de HIV-Aids e comorbidades. Beloqui foi membro da Comissão Nacional de Ética em pesquisa (Conep) do CNS, além das comissões intersetoriais de Assistência Farmacêutica (CICTAF) e de Atenção à Saúde de Pessoas com Patologias (CIASPP).

Para a conselheira Regina Bueno, representante da Articulação Nacional de Luta Contra a Aids (Anaids), Jorge Beloqui foi um mestre da luta pela ciência e por medicamentos a todos, sendo um aguerrido defensor da quebra de patentes. “Essa era sua missão neste planeta. Nós do movimento HIV-Aids e comorbidades agradecemos muito pela pessoa que ele representou para nosso movimento.”

Jorge Beloqui era professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP) e integrante da direção do Grupo de Incentivo à Vida (GIV), em São Paulo. Beloqui foi fundador da Rede Nacional de Pessoas Soropositivas (RNP+), onde era representante no Grupo Temático do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

Beloqui faleceu na madrugada desta quinta-feira (9/03), em Buenos Aires, Argentina.

registrado em:
Fim do conteúdo da página