Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Recife conclui etapas preparatórias para 16ª Conferência Municipal de Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Recife conclui etapas preparatórias para 16ª Conferência Municipal de Saúde

  • Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 13h17
imagem sem descrição.

Mais de 2.600 (duas mil e seiscentas) pessoas. Esse foi o saldo da participação da população Recifense durante a realização das oito (08) Plenárias Ampliadas da 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. As plenárias, que foram etapas preparatórias para a 16ª, tiverem como objetivo discutir sobre o tema da conferência, ouvir a população sob um olhar mais ampliado para os problemas de saúde existentes e eleger os(as) delegados(as) de cada território (chamados de Distritos Sanitários) da capital pernambucana para seguir para próxima fase.

Diferentemente dos anos anteriores, a 16ª Conferência teve que adotar um novo modelo para poder seguir o cronograma definido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), onde diz que as conferências municipais devem acontecer até março deste ano. Então, devido ao tempo exíguo, a 16ª Conferência não realizou as suas tradicionais 24 Plenárias Microrregionais e as oito (08) Plenárias Distritais, tendo que compactar todas as microrregiões existentes dentro de cada Distrito Sanitário (DS) em Plenárias Ampliadas.

“Esse ano, tivemos que unificar as microrregiões e realizar um único momento com todos os usuários, usuárias e trabalhadores dos distritos para explicar sobre o modelo dessa conferência e eleger os representes de cada território”, explica o coordenador do CMS-Recife, Oscar Correia.

Recepcionando o tema da 17ª Conferência Nacional de Saúde: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a 16ª Conferência ainda não tem uma data específica para acontecer. “Estamos no período de contratação da empresa que será responsável por garantir toda a estrutura que nossa conferência necessita, como serviços de planejamento operacional, produção, execução, organização, logística e fornecimento de infraestrutura para conferência”, conta Correia.

Com a conclusão das Plenárias Ampliadas, que aconteceram entre janeiro e março de 2023, os(as) representantes distritais seguem para a etapa Municipal que é a conferência máxima, onde os(as) delegados(as) irão aprovar um total de oito (08) propostas, uma por eixo temático, que seguirão para a etapa macrorregional da 10ª Conferência Estadual de Saúde, além de eleger a delegação de Recife para participar desta etapa. A limitação de propostas segue as orientações postas pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) de Pernambuco que, devido ao grande número de proposituras que chegarão de todos os 185 municípios de Pernambuco, limitou o quantitativo de propostas.

Quem quiser acompanhar as postagens e saber mais sobre o processo de construção da 16ª Conferência, o CMS-Recife encontra-se no Instagram (@cmsrecife) e no endereço eletrônico: www.cmsaude-recife.blogspot.com.br.

Via Conselho Municipal de Saúde de Recife

registrado em:
Fim do conteúdo da página