Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 17ª CNS: Juventude rural, migrantes e negros estão entre as populações que organizam conferências livres de saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

17ª CNS: Juventude rural, migrantes e negros estão entre as populações que organizam conferências livres de saúde

  • Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 13h28
imagem sem descrição.

As conferências livres são etapas preparatórias para a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). Elas podem ser realizadas por organizações e movimentos sociais que queiram discutir questões específicas, no âmbito da saúde pública, para serem apresentadas na etapa nacional da 17ª CNS, que será realizada em Brasília, de 2 a 5 de julho.

Desde novembro, quando se iniciou o período de realização das etapas preparatórias para a 17ª CNS, já aconteceram diversas conferências em diferentes regiões do Brasil, seja em formato presencial ou online, entre elas sobre Saúde Pública Veterinária, Juventudes e dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.

A próxima conferência livre nacional de saúde está agendada para 18/04, com o tema Acesso a Medicamentos em Defesa da Vida, e no dia 25/04 será a vez da Juventude do Campo, da Floresta e das Águas organizarem a sua.

A partir de maio, o calendário inclui as conferências livres nacionais sobre: Demências; Saúde da População Negra; Educação Popular em Saúde; Populações Migrantes; Maconha Medicinal; Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras; Saúde Bucal; Saúde das Mulheres, entre outras.

As conferências livres possibilitam a ampliação da participação social para os debates e para a formulação de propostas em torno do tema da 17ª CNS, podendo ser realizadas também em âmbito municipal, intermunicipal, regional, macrorregional e estadual.

Umas das grandes inovações trazidas para esta edição da Conferência Nacional de Saúde é a possibilidade que Conferências Livres de Saúde elenquem propostas para a etapa nacional. É importante destacar que elas não competem ou substituem a realização das conferências das etapas municipal e estadual.

Acesse o calendário de Conferências Livres Nacionais de Saúde

Confira o passo a passo para realização e integração da atividade na etapa nacional

Ascom CNS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página