Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > SUSConecta: Conselho Nacional de Saúde reativa plataforma para multiplicar vozes em defesa do SUS  

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

SUSConecta: Conselho Nacional de Saúde reativa plataforma para multiplicar vozes em defesa do SUS  

  • Publicado: Sexta, 19 de Maio de 2023, 10h53
imagem sem descrição.

Site vai abrigar informações produzidas de forma colaborativa por comunicadores de todas as regiões do país, com foco na produção de conteúdo para a 17ª Conferência Nacional de Saúde

Criar espaços de diálogo e multiplicar as vozes que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), em sua integralidade de atores, práticas e saberes. Essa é a tarefa do SUSconecta, iniciativa de comunicação e informação do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que é retomada em 2023 com foco na produção colaborativa de conteúdo para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. 

A plataforma desenvolvida em 2016 em parceria com um conjunto de entidades foi reativada nesta  quinta (18/05) para a  Rede Colaborativa de Comunicadores da 17ª CNS. O grupo produzirá conteúdo multimídia e vai articular estratégias de comunicação e engajamento de forma descentralizada, como previsto nos princípios organizativos do SUS. 

O SUSConecta busca dar vazão à riqueza e diversidade de material produzido com foco na participação da sociedade na saúde, em especial durante o processo da Conferência Nacional de Saúde – que é composta pelas Conferências Livres, etapas municipais, estaduais e nacional. Desde agosto de 2022, todo Brasil está mobilizado neste grande instrumento de exercício de cidadania para construção das políticas públicas do SUS, que acontece a cada quatro anos, como resguarda a Constituição Federal. 

Comunicadores de todo o Brasil se candidataram na chamada pública realizada pelo CNS para o processo de cobertura colaborativa da 17ª CNS, compondo um grupo voltado para acompanhamento das etapas municipais e estadual, já em atuação desde o final de maio. A rede busca produzir comunicação pública a partir de vários contextos, com colaboradores de conselhos estaduais e municipais, representantes de entidades ligadas à saúde e comunicadores autônomos.  

Também fazem parte da estratégia de comunicação descentralizada para a 17ª CNS o Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, e a Empresa Brasil de Comunicação, por meio de seus diversos canais de difusão. 

O SUSConecta é uma iniciativa do CNS, através da Comissão de Comunicação, Informação e Acessibilidade da 17ª CNS, para interligar redes humanas e tecnológicas, capazes de produzir comunicação e informação que seja exercida como direito, assim como o direito à saúde previsto em Constituição. O site permanecerá em atividade após o período da 17ª CNS, com foco em ações do Controle Social para o monitoramento e avaliação de políticas públicas do SUS.

Desinformação  

O CNS defende que profissionais de comunicação, assim como toda a sociedade civil, entidades e instituições se organizem e se unam no enfrentamento da desinformação. Um fenômeno que se torna cada vez mais complexo, é caracterizado como uma infodemia, termo cunhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para designar o excesso de informações falsas compartilhadas de forma massiva no ambiente digital, potencializado pelos diversos recursos tecnológicos utilizados pelas plataformas de redes sociais digitais que operam sem regulações adequadas e numa lógica comercial que visa o lucro.

Assim, o SUSConecta foi elaborado para atuar também como uma ferramenta de combate às desinformações em Saúde, especialmente no âmbito do SUS, por ser alimentado por uma rede nacional de profissionais que trabalham em prol da veracidade e com comprometimento de informar corretamente, em tempo hábil, garantindo a qualidade da informação. 

17ª CNS  

A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Conferência foi precedida por etapas municipais, que aconteceram entre novembro de 2022 e março de 2023, e etapas estaduais e do Distrito Federal, que estão sendo realizadas de abril a maio de 2023. 

As conferências locais são organizadas pelos Conselhos de Saúde estaduais e municipais, junto às respectivas Secretarias de Saúde. Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027. 

Conferências Livres 

As Conferências Livres de Saúde são espaços de debate e participação social para a construção das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Promovidas pela sociedade civil, integram o processo da Conferência Nacional de Saúde, somadas às conferências das etapas municipal e estadual.  

O CNS recebeu ao todo 103 notificações de realização de conferências livres nas cinco regiões brasileiras. Neste sentido, comunicadores de todo o país estão divulgando fotos, vídeos e matérias jornalísticas sobre a realização dessas conferências em seus territórios por meio do SUSConecta. 

Assim, a plataforma consolida-se como um portal de notícias e de informação em saúde que transparece a diversidade e pluralidade de pessoas e de ações que incorporam as demandas de usuários e trabalhadores no âmbito do SUS. 

Conheça o novo SUSConecta

registrado em:
Fim do conteúdo da página