Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores da UNB apresentam ao CNS projeto para aprimorar gestão pública

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Pesquisadores da UNB apresentam ao CNS projeto para aprimorar gestão pública

  • Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2018, 07h19

Os pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB) apresentaram, na quinta-feira (13/09), ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) o projeto Sistema de Governança para o Brasil. O objetivo é aprimorar a gestão pública na saúde e simplificar a leitura de dados financeiros já existentes com uma metodologia que permita fácil acesso às informações.

Trata-se de um sistema autoexplicativo com capacidade técnica para ser implementado em todos os municípios, secretarias de saúde e níveis federativos. Ele sistematiza e transforma informações contábeis-financeiras em informações contábeis-gerenciais, facilitando assim a tomada de decisões.

“Nossa proposta é que tenhamos um único conceito e uma única medida. Para isso, utilizamos todas as informações e as reduzimos a uma só: custo. A partir daí sabemos exatamente quanto custou determinada UPA, por exemplo. Uma informação simples, para que usuário saiba que a UPA que está ao lado da casa dele teve alocado o valor X”, informa a pesquisadora da Universidade de Brasília (UNB) Magda de Lima Lúcio e professora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas.

Para o coordenador geral de planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Saúde, Marcos Moreira é fundamental simplificar as informações financeiras, tendo em vista a complexidade dos relatórios financeiros da gestão pública. “O RAG (Relatório Anual de Gestão) que apresentamos para vocês tem 110 páginas, o relatório de gestão da secretária executiva tem 530 páginas, o relatório da administração direta do Ministério da Saúde ultrapassou 4 mil páginas”, afirmou. “O que se consegue extrair dali em termos de uso para tomada de decisões é muito pouco”.

A conselheira nacional de saúde e representante da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), Conceição Silva concorda com a importância do debate, para que a população tenha pertencimento da governança pública. “Temos uma sensação de que há uma grande distância entre o usuário e a tomada de decisões. Portanto, traduzir todos esses dados para uma linguagem acessível é fundamental”, considera.

O projeto está sintetizado em um software que importa dois arquivos em formato Excel e permite gerar dois tipos de relatórios: gerencial e de nível de serviço. Os dados que o alimentam são informações de relatórios financeiros e de gestões e se sustentam em pesquisas realizadas com o Ministério da Saúde e análise de atas dos conselhos estaduais, municipais e nacional.

“Os dados já existem. O que fazemos é organizar e estabelecer medidas para que a gente possa se comunicar de maneira simples para que a própria equipe possa se envolver na gestão”, avalia o pesquisador e professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, Marilson Dantas.

O Sistema de Governança para o Brasil foi apresentado aos conselheiros nacionais de saúde durante a 309ª Reunião Ordinária do colegiado. O CNS assinará um termo de cooperação com a Fundação Universidade de Brasília (FUB) durante o II Seminário Internacional de Custos Governança e Auditoria no Setor Público, que será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, em Brasília.

“É aqui que se constrói o planejamento do SUS, com pessoas que têm grande acúmulo sobre planejamento e tomada de decisões do processo de gestão”, avalia o presidente do CNS, Ronald dos Santos. “Será um salto de qualidade da gestão participativa que poderemos ter, utilizando as tecnologias que nosso tempo oferece e colocando no centro o que realmente importa, as pessoas”. O projeto da UNB é financiado pela Caixa Econômica e Banco do Brasil. Em breve, o CNS divulgará mais informações e o acesso à plataforma.

Fonte: Conselho Nacional de Saúde

Foto de capa: #PraCegoVer: Imagem geral do plenário, com diversos conselheiros nacionais de saúde sentados durante a reunião ordinária.

registrado em:
Fim do conteúdo da página