Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS recomenda ao legislativo que respeite normas da pesquisa com seres humanos

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS recomenda ao legislativo que respeite normas da pesquisa com seres humanos

  • Publicado: Sexta, 10 de Agosto de 2018, 08h19

Durante a 308º Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), encerrada na última quinta (09/08), conselheiros e conselheiras aprovaram uma recomendação aos deputados e senadores para que respeitem a Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep), vinculada ao CNS. A comissão pode ser modificada devido ao Projeto de Lei (PL) nº 7.082/2017, que pretende mudar as atribuições da Conep.

A recomendação destaca oito pontos do projeto, sugerindo melhorias no texto para que os participantes de pesquisas tenham garantias de que serão protegidos pela legislação, tendo direito à transporte, alimentação e hospedagem para o participante e seu acompanhante durante os estudos, além de outras garantias.

Uma das sugestões trazidas pelos conselheiros é que o PL seja alterado para que possa garantir que pessoas que participam de pesquisas continuem recebendo o medicamento gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) após o fim dos testes. O objetivo das mudanças propostas é que “qualquer legislação alusiva a pesquisa envolvendo seres humanos respeitem os princípios e pressupostos normativos do marco regulatório brasileiro, que tratam da proteção dos direitos e da segurança dos participantes de pesquisa”, diz o texto.

O projeto de lei  atualmente aguarda parecer do relator da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), na Câmara dos Deputados, tendo sido de autoria da senadora Ana Amélia (PP/RS). O texto “Dispõe sobre a pesquisa clínica com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos”. A expectativa é que os responsáveis levem em consideração as críticas e contribuições do CNS antes de colocarem o projeto em votação.

Leia a Recomendação Nº 036/2018 do CNS na íntegra

Foto: Central Sindical de Trabalhadores

Fonte: Conselho Nacional de Saúde

registrado em:
Fim do conteúdo da página