Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para Eleições do CNS seguem até dia 11 de outubro

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

Inscrições para Eleições do CNS seguem até dia 11 de outubro

  • Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 08h27

As inscrições para o Processo Eleitoral do Conselho Nacional de Saúde (CNS), para o triênio 2018-2021, seguem até o dia 11 de outubro. As vagas são destinadas a entidades e movimentos sociais nacionais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entidades nacionais de profissionais de saúde (incluída a comunidade científica da área de saúde), entidades nacionais de prestadores de serviços de saúde e entidades empresariais nacionais com atividades na área de saúde.

Eleitores e candidatos, interessados em participar do Processo Eleitoral, devem fazer as inscrições pessoalmente na secretaria-executiva do CNS, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. Também serão aceitas inscrições via correio, mediante aviso de recebimento. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail eleicaocns@saude.gov.br.

Para se inscrever é necessário preencher requerimento e ficha de inscrição. No requerimento, o interessado deve expressar a vontade de participar da eleição e informar se é candidato ou apenas eleitor. Também é necessário especificar o segmento a que pertence, a entidade ou o movimento e a vaga para a qual está se candidatando, conforme sua especificidade.

Além do requerimento, os candidato e/ou eleitor também deverá preencher a ficha de inscrição, que deve ser enviada para a Comissão Eleitoral, junto com os demais documentos.

Para a conselheira nacional de saúde, Francisca Valda, que representa os profissionais de saúde no CNS, pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), o processo eleitoral é fundamental para ampliar a representatividade, fortalecer o protagonismo do Controle Social no SUS. “Por isso, é importante que os trabalhadores participem deste processo, nessa conjuntura difícil de enfrentamento e de retirada de direitos. O CNS é um espaço de lutas e uma trincheira em defesa do direito à saúde no Brasil”, afirma.

O conselheiro nacional de saúde, Moysés Toniolo, que representa o segmento de usuários do SUS no CNS, pela Articulação Nacional de Luta Contra a Aids (Anaids), convoca entidades e movimentos sociais para participarem das eleições. “Ampliar a participação cidadã do segmento de usuários é fundamental para o Controle Social e a defesa do SUS”, avalia.

“A participação no CNS é extremamente importante para colocarmos os nossos pontos de vista e, inclusive, aprendermos sobre tudo o que se passa no âmbito da saúde dos brasileiros”, afirma o conselheiro nacional de saúde, Nelson Mussolini, que representa as entidades empresariais nacionais com atividades na área de saúde no CNS, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A eleição será no dia 13 de novembro e a posse dos novos conselheiros nacionais de saúde será no dia 13 de dezembro. O edital de convocação para as eleições foi aprovado na 308ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada na última quarta-feira (08/08).

Foto: #PraCegoVer – Imagem com a logomarca do CNS

Fonte: Conselho Nacional de Saúde

registrado em:
Fim do conteúdo da página