Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Política Nacional de Vigilância em Saúde será lançada na Câmara dos Deputados

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Política Nacional de Vigilância em Saúde será lançada na Câmara dos Deputados

  • Publicado: Sexta, 03 de Agosto de 2018, 08h33

Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) será lançada nesta terça-feira (07/08), às 11h, no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. O conjunto de diretrizes que articula ações com ênfase na promoção, proteção e prevenção de doenças e agravos deverá nortear as ações do SUS pelos próximos anos.

A PNVS foi construída de forma coletiva, com a participação de milhares de brasileiros, trabalhadores, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), acadêmicos, especialistas, conselheiros de saúde e militantes que atuam em defesa da saúde pública e de qualidade para todos.

Ela é resultado de um amplo processo de conferências realizadas em todo o país que culminou na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março deste ano.

O documento propõe práticas de vigilância epidemiológica, vigilância em saúde ambiental, vigilância em saúde do trabalhador e vigilância sanitária, que devem ser articuladas entre si para orientar o modelo de atenção a ser implementado em todos os níveis e formas de atenção à saúde.

A política pública também prioriza a atenção para pessoas e grupos em situação de maior risco e vulnerabilidade, na perspectiva de superar desigualdades sociais e de saúde, além de buscar a equidade na atenção.

A garantia de financiamento crescente, permanente e suficiente para assegurar os recursos e tecnologias necessários ao atendimento, bem como para o aperfeiçoamento e melhoria das ações de vigilância, também são destaque da PNVS.

“A política é um instrumento que traz luz para um novo modelo de atenção, sem o foco na doença, mas na prevenção e na promoção”, afirmou o presidente do CNS, Ronald dos Santos. “Apresentarmos, neste momento, medidas de proteção para o povo brasileiro têm um grande significado”, completou Ronald ao destacar o risco da reintrodução de doenças como o sarampo e a poliomielite no país.

Mais informações:

O que: Lançamento da Política Nacional de Vigilância em Saúde
Quando: terça-feira, 07/08, às 11h
Onde: Câmara dos Deputados – Auditório Freitas Nobre, Anexo IV, subsolo, Brasília.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página