Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Plataforma melhora realização de pesquisas com humanos no Brasil

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Plataforma melhora realização de pesquisas com humanos no Brasil

  • Publicado: Terça, 31 de Julho de 2018, 06h51

Na Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o sistema CEP/Conep foi instituído em 1996 para fazer a análise ética de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos no país. No ano de 2012, o sistema passou a ser ainda mais integrado e eficiente quando a Plataforma Brasil foi implementada. Em julho deste ano, a plataforma alcançou o número de 600 mil pesquisadores cadastrados.

A ferramenta passou a tramitar os projetos de forma eletrônica, permitindo ao pesquisador a submissão de documentos e o acompanhamento online do trâmite de aprovação do seu projeto de pesquisa.  Isso facilita a comunicação de toda a rede de proteção ao participante de pesquisa.

Todas as informações sobre as pesquisas passaram a ser analisadas de forma mais qualificada e rápida. Os procedimentos realizados com os participantes de pesquisa agora têm mais visibilidade com a Plataforma Brasil, permitindo uma melhor vigilância e garantindo a manutenção dos direitos das pessoas que se disponibilizam a participar dos estudos.

Este crescimento amplia a rede de proteção aos participantes de pesquisa pelo Brasil e demonstra a adesão a esta ferramenta de gestão, que contribui diretamente para a tramitação dos projetos de pesquisa com seres humanos submetidos ao Sistema CEP/Conep.

Ascom Conep/CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página