Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “As convergências devem falar mais alto que as divergências sobre o SUS”, afirma presidente do CNS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

“As convergências devem falar mais alto que as divergências sobre o SUS”, afirma presidente do CNS

Na última segunda (29/04), o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou do 7º Congresso Norte e Nordeste 

  • Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 06h57
imagem sem descrição.

 

Na última segunda (29/04), o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou do 7º Congresso Norte e Nordeste e 18º Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), realizado em Fortaleza. Na ocasião, Pigatto defendeu convergências nas discussões em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para ele, que participou da mesa de debate “A Saúde e o Controle Social”, o contexto sociopolítico exige que todos os cidadãos e cidadãs, de diferentes setores, enxerguem o SUS com outro olhar. “Precisamos trabalhar para a construção de uma nova forma de ver o SUS e o controle social, onde as convergências devem falar mais que as divergências”, defendeu.

Segundo Pigatto, essa é uma das formas para o fortalecimento do SUS, em um período de desfinanciamento da saúde. “Às vezes existem falsas polêmicas por dicotomias entre gestores, usuários, trabalhadores, prestadores, como se tivesse sempre que haver enfrentamentos por serem segmentos diferentes. Precisamos manter as autonomias, mas precisamos também unir os conselhos e fortalecer o controle social como um todo”.

Foto: registro da mesa de abertura do evento. Em destaque Sayonara Moura de Oliveira Cidade, presidenta do Cosems/CE.

O presidente do CNS destacou a necessidade de uma luta conjunta pela revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que congelou investimentos em saúde até 2036. Destacou também a importância de gestores garantirem a participação social no Brasil. “Precisamos de controle social ampliado, não podemos diminuir a participação social”.

Participaram do debate Rayney Lima, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza; Pedro Filho, presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará; Marco Franco, representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Reginaldo Chagas, representante do Cosems/CE.

Saiba mais

Pigatto também participou da mesa de abertura do evento, que segue com diversos debates sobre o SUS até amanhã (01/05). A palestra magna foi realizada por Mauro Junqueira, presidente do Conasems. O congresso é realizado pelo Cosems/CE em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e tem como tema central “Atenção Básica e Regionalização: Desafios e Perspectivas”, reunindo 1500 congressistas. Dentre eles, representantes do  Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), além de diversas entidades e agentes sociais que trabalham com a pauta da saúde.

Fonte: Conselho Nacional de Saúde

registrado em:
Fim do conteúdo da página