Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Sesai realiza reuniões preparatórias para 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

4CNGTES ETAPAS Final 1

Início do conteúdo da página

Sesai realiza reuniões preparatórias para 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

  • Publicado: Quarta, 18 de Julho de 2018, 07h32

Já foi dada a largada para a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, que deverá ser concluída até maio de 2019. A etapa de conferências locais começa no mês de agosto e deve se estender até outubro, sendo seguidas pelas conferências distritais, em novembro e dezembro próximos.

Na primeira semana de julho, dia 02, foi realizada a primeira reunião da Comissão Organizadora da Conferência, que aprovou o calendário de encontros mensais, bem como os coordenadores das Comissões Temáticas – de Relatoria, de Infraestrutura e de Comunicação e Informação. Em seguida, nos dias 04 e 05, houve a reunião de alinhamento com os coordenadores dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi), secretarias executivas dos Condisi e pontos focais dos Distritos; para facilitar e agilizar o trabalho de mobilização para realização da etapa local da 6ª CNSI, cada DSEI terá um trabalhador que funcionará como ponto focal; os pontos focais de cada DSEI vão apoiar o controle social na garantia de infraestrutura para realização dos encontros.

Durante a reunião de alinhamento, foram apresentados o Documento Orientador da Conferência, já aprovado pelo Fórum de Presidentes de Condisi e pelo Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e divulgado na página do Conselho, bem como o Regimento. Além disso, foram dadas explicações relacionados ao orçamento, infraestrutura e condução dos debates nas comunidades indígenas.

6ª CNSI

A Conferência Nacional de Saúde Indígena tem como objetivo aprovar diretrizes para as políticas de saúde executadas nas aldeias por parte dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que integram o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) e terá como tema principal “Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas: atenção diferenciada, vida e saúde nas comunidades indígenas”.

O espaço da 6ª CNSI é um ponto de encontro para discussão e ampliação das ações de saúde indígena em todo o país e é realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Por Beth Almeida, do Nucom Sesai

registrado em:
Fim do conteúdo da página