Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS participa do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão)

4CNGTES Banner

Início do conteúdo da página

CNS participa do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão)

  • Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 07h50

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participa do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), de 26 e 29 de julho, promovendo oficinas, tribunas livras e uma série de debates sobre a atual situação da saúde pública no Brasil.

Com o tema Fortalecer o SUS, os Direitos e a Democracia, o maior congresso brasileiro de saúde coletiva do país deverá reunir trabalhadores, gestores, acadêmicos, representantes de movimentos sociais, estudantes, conselheiros nacionais, estaduais e municipais de saúde para fomentar o debate e a construção de um projeto comum em defesa da sociedade.

A cerimônia de abertura será na quinta-feira (26/07), às 8h, com a participação da ex-presidente do Chile Michelle Bachelet, que foi recentemente empossada como presidente da Aliança pela Saúde da Mãe, do Recém-Nascido e da Criança e do representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) no Brasil, Joaquin Molina.

Ainda na quinta-feira (26/07), às 15h, o CNS vai promover a mesa redonda Desafios na Construção da Política Nacional de Vigilância em Saúde. Na ocasião, será lançada a política nacional, construída de maneira coletiva, focada na promoção, proteção e prevenção de doenças e agravos, que resultou da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. A apresentação será feita na Tenda da Ciência.

Na sexta-feira (27/07), às 14h, será realizada a tribuna livre com o tema “Capitalismo, Direitos e Democracia”.

No sábado (28/08), o CNS vai lançar oficialmente a 16ª Conferência Nacional de Saúde, programada para julho de 2019. O ato será às 12h, em frente ao Castelinho da Fiocruz. A 16ª Conferência é também chamada de “8ª + 8” como referência à 8ª Conferência, considerada um marco histórico para a população brasileira porque gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988 e consolidou o SUS.  Ainda no sábado (28/07), às 14h, será a tribuna livre “Direito à Saúde e Sistema Públicos e Universais”.

Atividades do CNS durante o Abrascão

Quinta-feira, 26
8h às 11h50
Cerimônia de Abertura
“Direitos e Democracia: sistemas universais e públicos de saúde”
Local: Grandes Tendas – Auditório Marielle Franco

15h às 16h30
Lançamento da Política Nacional de Vigilância em Saúde
Local: Tenda da Ciência

Sexta-feira, 27
10h
Reunião Preparatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde no Grito dos Excluídos
Local: Tenda do CNS 

14h
Tribuna livre Capitalismo, Direitos e Democracia
Local: Tenda do CNS

Sábado, 28
12h
Lançamento da 16ª Conferência Nacional de Saúde e
Local: Em frente ao Castelinho

14h
Tribuna Livre Direito à Saúde e Sistemas Públicos e Universais
Local: Tenda do CNS

O Abrascão será realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ). A Tenda do CNS estará localizada no estacionamento, entre a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e a Escola Nacional de Saúde Pública. A entrada mais acessível para a tenda é pela Rua Leopoldo Bulhões.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página