Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “Direitos não são presentes de governos bondosos”, diz presidente do CNS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

“Direitos não são presentes de governos bondosos”, diz presidente do CNS

  • Publicado: Domingo, 14 de Abril de 2019, 08h06

A participação social fica mais forte e tem mais qualidade quando a população compreende as estruturas e o funcionamento das organizações populares que sustentam as lutas pelo direito humano à saúde. Com o objetivo de ajudar os conselhos estaduais e lideranças populares de saúde, conselheiros nacionais e educadores foram em todos os estados brasileiros. Em menos de um ano, realizaram 68 oficinas de Formação para o Controle Social no SUS, organizadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap).

Mais de 4 mil pessoas participaram dos cursos de formação. Nesse processo, o CNS e o Ceap elaboraram o vídeo “Saúde” e a cartilha “O SUS e a efetivação de Direito Humano à Saúde”. Com os seguintes temas: Conceito de saúde e concepção de sociedade; Histórico da política de saúde e princípios do SUS; Desafios atuais do modelo de atenção e organização das ações e serviços; e Desafios atuais do modelo da estrutura institucional da participação no SUS.

O grande desafio foi explicar que os direitos são conquistas que vão sendo garantidas através da pressão e mobilização. Direitos não são “privilégios” e nem presentes concedidos por governos “bondosos”. “Teoria sem prática de nada vale, a prática sem teoria é cega, jamais sairá da escuridão. Nossa missão é reunir mentes e corações e juntos fazer da prática da democracia participativa um instrumento de resistência e luta para o povo brasileiro viver mais e melhor”, afirma Ronald dos Santos, presidente do CNS.

3

Em Brasília, mais de 60 conselheiros nacionais, titulares e suplentes, participaram da Oficina Formação nos dias 10 e 11 de maio. “Foi um espaço para a gente colocar nossas experiências, vivências e o cotidiano das entidades que representamos. Percebi o quanto temos força para transformar a sociedade e o momento político. É hora de desvestir dos nossos pequenos mundos e partir para luta contra a perda de direitos”, disse Marisa Alves, do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

De acordo com o Ceap, é preciso multiplicar formadores para o controle no SUS nos estados e municípios. “Tivemos a preocupação central de dar espaço para a discussão das questões nacionais a partir das realidades locais. A oficina proporcionou um debate sobre os diversos jogos de interesses e disputas ideológicas que permeiam o campo da saúde. Não existe participação popular sem democracia”, explicou Valdevir Both, coordenador geral das oficinas.

Para a representante da Articulação Nacional das Mulheres Pescadoras (ANMP), Eliane Sacramento, o curso foi de extrema importância para o resgate do processo de resistência do povo em defesa do SUS. “Temos uma tradição milenar na defesa do meio ambiente e da natureza. Mas, somos mulheres invisíveis, a sociedade chega em restaurantes e mercados, pede o pescado e nem quer saber quem produz e em quais condições. É preciso construir estratégias de mobilização”, disse.

4

“A oficina empodera conselheiros e lideranças porque escuta a base, explica conceitos e sugere uma proposta de fortalecimento do SUS. Represento aqui os trabalhadores da agricultura familiar, aqueles que plantam para que a cidade possa almoçar e jantar”, destacou Júlio Pontes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

O representante da Articulação Brasileira de Gays, Felipe dos Santos, comemorou. “Saio da oficina com outra visão do papel do SUS. Levarei para o movimento LGBT o compromisso de defender cada vez mais a saúde do nosso país, com respeito à vida, à pluralidade, à integralidade e à equidade”.

As atividades foram coordenadas por Valdevir Both junto às educadoras Jussara Cony e Eliane Cruz. Entre os presentes, as conselheiras Sueli Barrios e Conceição Silva, da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social (CIEPCSS).

Vídeo Saúde

Cartilha O SUS e a efetivação de Direito Humano à Saúde

Galeria de Fotos

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página