Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Minuta da Política Nacional de Vigilância em Saúde ficará pronta em 60 dias

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Minuta da Política Nacional de Vigilância em Saúde ficará pronta em 60 dias

  • Publicado: Sexta, 11 de Maio de 2018, 08h15

A Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde (CIVS), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), tem o prazo de 60 dias para apresentar a minuta da Politica Nacional de Vigilância em Saúde. A orientação consta na Resolução nº 583, aprovada pelos conselheiros nacionais de saúde na quinta-feira (10/05), durante reunião ordinária do colegiado.

A resolução reúne as moções e as 181 propostas aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), realizada de 27 de fevereiro a 2 de março de 2018, em Brasília.

As propostas estão divididas em quatro temas, sendo: 29 propostas relacionadas ao tema “O lugar da vigilância em saúde no SUS”; 95 propostas sobre “Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde”; 34 propostas para “Saberes, práticas, processos de trabalho e tecnologias na Vigilância em Saúde” e 23 propostas relacionadas a “Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde”.

“As propostas apresentadas pelos estados e aprovadas durante a conferência, assim como as diretrizes identificadas para integrarem a política, superaram as nossas expectativas e devem contribuir de forma relevante para a construção desta política”, avalia o conselheiro nacional que coordenou a comissão de Formulação e Relatoria da 1ª CNVS, Guilherme Franco Netto.

A Política Nacional de Vigilância em Saúde deverá reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), centrada no direito à Promoção e Proteção da Saúde.

“Foram dois anos de muito trabalho, realizado com participação ampla e grande envolvimento de toda a sociedade brasileira, para a realização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. Agora temos a tarefa de apresentar esta minuta, que será um desafio construído novamente de maneira coletiva”, afirma o coordenador da CIVS, Fernando Pigatto, ao destacar que profissionais de saúde e representantes de instituições serão chamados pela CIVS para contribuir com o trabalho da comissão.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página