Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conselheiros de saúde defendem PL que institui Política Nacional para Celíacos

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Conselheiros de saúde defendem PL que institui Política Nacional para Celíacos

  • Publicado: Quinta, 10 de Maio de 2018, 08h21

A 305ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que encerrou nesta quinta (10/05), defendeu a instituição da Política Nacional de Apoio às Pessoas com Doença Celíaca, que tramita como Projeto de Lei nº 8565/2017 na Câmara dos Deputados. A expectativa é que as pessoas que possuem intolerância a glúten possam ter ações de prevenção e apoio específicas incorporadas no Sistema Único de Saúde (SUS), além de uma data nacional para sensibilizar a população sobre a importância da pauta.

Com a aprovação do projeto, o dia 20 de maio será considerado o Dia Nacional da Pessoa com Doença Celíaca. Qualquer indivíduo, em qualquer fase da vida, tem possibilidade de desenvolver a doença, que pode gerar diarreia crônica, irritabilidade, anemia, osteoporose, esterilidade e até mesmo aborto de repetição, dentre outros agravos. O deputado Mandetta (DEM) é o relator do PL que tramita na Comissão de Seguridade Social e Família, no congresso.

“Esse projeto juntou todos os outros que eram relacionados ao tema e se transformou em apenas um”, disse ele. Ao todo, nove projetos tramitam com as demandas da população celíaca. Dentre elas, diretrizes para a implementação de setores específicos nos supermercados voltados a alimentos sem glúten, o incentivo a pesquisas na área para aprimorar diagnóstico e o desenvolvimento de políticas na área, além da implementação do protocolo clínico no SUS.

IMG_2108

A conselheira Zaíra Salerno, da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), destacou a necessidade de mais dados sobre a doença. “Precisamos de um estudo epidemiológico preciso sobre a realidade brasileira”. A médica pediatra Leonora Gandolfi, do Hospital Universitário de Brasília (HUB), explicou que os primeiros meses de vida são essenciais no combate à possibilidade de desenvolvimento da doença. “O melhor remédio é a amamentação por no mínimo seis meses. Assim, evita-se que a doença se desenvolva na forma mais grave”, afirmou.

De acordo com a conselheira nacional de saúde Cleoneide Pinheiro, representante da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), a intolerância a glúten ainda é pouco conhecida no Brasil. Por esse motivo, muitas vezes ocorre negligência no diagnóstico por parte de profissionais da saúde. “É uma doença invisibilizada, que pode trazer riscos graves à saúde. Por isso precisamos também de uma data alusiva”, disse.

O protocolo clínico no SUS para o diagnóstico está publicado pela portaria ministerial nº 1149/2015, mas ainda é necessário que seja implementado em todas as redes de saúde estaduais e municipais. Michele Lessa, coordenadora de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, alertou sobre os riscos da alimentação industrializada. “Temos que evitar comidas de caixinhas. Precisamos descascar mais e desembalar menos. Com tanto produto alimentício industrializado, a gente não sabe mais o que está comendo”, afirmou.

IMG_2113

Ronald dos Santos, presidente do CNS, afirmou que “é responsabilidade do CNS atuar em defesa das pessoas que possuem restrição alimentar”. Após o término dos debates na Comissão de Seguridade Social e Família, o PL seguirá para a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, posteriormente, deve ser apreciado pelo plenário da casa.

Saiba mais

A doença celíaca é uma doença em que o sistema imunológico ataca  o próprio organismo, especialmente o intestino delgado, interferindo diretamente na absorção de nutrientes. Ela é genética, pode ocorrer em qualquer idade e é disparada pelo consumo de  glúten, proteína presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia. O único tratamento existente hoje em dia é a dieta isenta de glúten por toda a vida.  De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1% da população no mundo possui intolerância ao elemento, que pode gerar uma série de agravos.

Veja todas as fotos da 305ª Reunião Ordinária do CNS 

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página