Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Secretários estaduais se comprometem com 16ª Conferência Nacional de Saúde

17 CNS

Início do conteúdo da página

Secretários estaduais se comprometem com 16ª Conferência Nacional de Saúde

  • Publicado: Quarta, 25 de Abril de 2018, 08h46

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald dos Santos, participou na noite de terça-feira (24/04) da solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), para a gestão 2018/2019. Em seu discurso, o presidente solicitou que os gestores se comprometam com a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que terá sua etapa nacional realizada em julho de 2019.

“Precisamos de uma ampla colisão social, política e técnica para superarmos os gargalos que a situação econômica e política do nosso país enfrenta. Neste sentido, o papel do Conass é decisivo para que a sociedade brasileira discuta e defenda o tema central da nossa 16ª Conferência Nacional de Saúde: Democracia e Saúde”, afirmou Ronald.

Entre os eixos que serão discutidos na 16ª Conferência, estão Saúde como Direito, Consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento Adequado das políticas públicas de saúde.

41641722172_3e80822103_z

Conass garante apoio

O presidente eleito para a nova diretoria do Conass é ex-secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, em substituição a Michele Caputo Neto. Vilela ressaltou a importância das parcerias para a construção de políticas públicas e reconheceu o peso do fórum político do Conass para as mais diversas pautas. “O Conass se compromete a se envolver nas atividades preparatórias para a 16ª Conferência Nacional de Saúde”, declarou.

Entre as autoridades que tomaram lugar à mesa para a posse da diretoria estavam o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, o presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira, a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, Mônica Padilha.

“Precisamos manter o diálogo para que possamos construir um sistema cada vez melhor para o povo brasileiro e por isso reafirmo o compromisso de dialogar com o Conselho Nacional de Saúde”, disse o ministro da saúde ao reconhecer a importância do SUS para o país.

A vice-presidência do Conass é composta pelos secretários de saúde Humberto Lucena Pereira Fonseca (DF), Carlos Eduardo de Oliveira Lula (MA), Manoel Jesus Mateus (PA), Ricardo de Oliveira (ES) e Acélio Casagrande (SC).

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página