Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Rio Grande do Norte vai receber formação para conselheiros sobre financiamento no SUS

4CNGTES Banner

Início do conteúdo da página

Rio Grande do Norte vai receber formação para conselheiros sobre financiamento no SUS

  • Publicado: Quarta, 25 de Abril de 2018, 06h51

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), está promovendo o seminário Controle Social na Saúde: Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. A próxima turma será no dia 10 de maio, de 14 às 18h, voltada aos conselheiros estaduais do Rio Grande do Norte.

O objetivo é fortalecer a atuação de cerca de 800 conselheiros estaduais de saúde em todo o Brasil, em temas como orçamento e financiamento do SUS, controles interno e externo, transparência pública e participação social. A capacitação é destinada aos conselheiros estaduais de saúde, que atuem, preferencialmente, como membros da comissão de orçamento e financiamento ou área similar.

O conteúdo inclui vídeo conferência sobre Ciclos Orçamentários e a palestra Controle na Administração Pública. As turmas serão realizadas entre os meses de abril e julho de 2018.

Saiba todas as agendas pelo Brasil

A iniciativa também visa promover o debate sobre os recursos federais destinados à saúde, promovendo a atualização de conhecimentos e a promoção da transparência e do acesso à informação como ferramentas de participação. Além disso, o seminário busca oferecer melhorias no planejamento, monitoramento, avaliação e fiscalização.

Faça sua inscrição AQUI

Preparatória

No dia 22 de março, como atividade preparatória para o Seminário Controle Social na Saúde, a CGU e o CNS realizaram uma rodada de discussão com as equipes dos Núcleos de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (Naops) e Núcleos de Ações de Controle (Nacs), responsáveis pelo projeto em 25 Unidades Regionais da CGU.

Na ocasião, foram apresentadas informações sobre o SUS Legal e os novos procedimentos para as transferências financeiras, abrangendo a recente mudança aprovada na Comissão Intergestora Tripartite (CIT), que trata do financiamento e do repasse de recursos federais para ações e serviços públicos de saúde, tendo como referência a Portaria MS nº 3.992/2017 e a Resolução CNS 578/2018.

Ascom CNS

Com informações da CGU

Foto: Rede Brasil Atual

registrado em:
Fim do conteúdo da página