Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nutricionistas se unem em congresso que debate comida saudável como direito humano

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Nutricionistas se unem em congresso que debate comida saudável como direito humano

  • Publicado: Quinta, 19 de Abril de 2018, 07h05

Centenas de nutricionistas de todo o Brasil estão reunidos em Brasília no 25º Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), que traz como tema “Comida: relações de afeto, tradições e direitos”. Durante a abertura, ocorrida na noite desta quarta (18/04), o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald dos Santos, defendeu que uma alimentação saudável é direito a qualquer pessoa. Por isso, políticas na área são necessárias e preventivas, reduzindo as despesas do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o SUS conta hoje com 19 mil nutricionistas, sendo nove mil nas Equipes de Saúde da Família (ESF). Só as despesas com danos à saúde por conta da obesidade na população brasileira chegam a R$ 500 milhões anualmente. Isso se dá devido à má alimentação oriunda de produtos industrializados, transgênicos, com agrotóxicos, além das redes de fast food.

Saiba mais sobre o Conbran

“Comer é um ato político. Temos que fortalecer o modelo agroecológico e a agricultura famliar”, disse Élido Bonomo, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).  Recentemente, o Congresso Nacional aprovou a retirada da identificação que sinaliza que um alimento industrializado é transgênico. A aprovação da nova regra estaria ligada ao lobby da indústria alimentícia com parlamentares.

A professora Maria do Carmo Soares de Freitas, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA), também reforça que a indústria da alimentação muitas vezes não se importa com a saúde dos consumidores, gerando mais pessoas obesas. “Isso reforça o estigma sobre eles. A população não os acolhe, nem os aceita. Não podemos gerar mais sofrimento a essas pessoas”, disse.

Fome volta a crescer no Brasil

Programas de distribuição de renda como o Fome Zero e o Bolsa Família, implementados a partir de 2003, ajudaram o Brasil a sair do mapa da fome, em 2014, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, a crise atual e o corte de investimentos em políticas sociais, por conta da Emenda Constitucional 95/2016, voltam a ameaçar os mais pobres no Brasil. “O direito à uma alimentação adequada é uma dívida política. É dramático viver com fome. Saímos do mapa da fome, mas podemos voltar com o corte de investimentos”, disse a professora.

O CNS possui uma Comissão de Alimentação e Nutrição (Cian), que atua em defesa do direito à alimentação saudável, aprovando recomendações, moções e resoluções que devem nortear o desenvolvimento de políticas na área. Durante o evento, Ronald dos Santos convocou os congressistas a participarem da 16ª Conferência Nacional de Saúde, agendada para 2019 e considerada um dos maiores eventos de participação social do Brasil.

“Num ambiente de ódio, trazer o afeto como elemento central da alimentação é necessário. A nação brasileira está em risco com a desestruturação do SUS. A contribuição dos nutricionistas nessa luta é fundamental para que não destruam aquilo que levamos três décadas para construir [SUS]”, finalizou. As conselheiras Zaíra Salerno, da Associação Brasileira de Nutrição (ABN), e Nelcy Ferreira, do CFN, também participam do evento. Amanhã (20/04), o CNS vai realizar a oficina “Os 30 anos do SUS na luta pelo direito à alimentação saudável”, de 14h às 16h, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

IMG_1421

Assine contra a EC 95/2016

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página