Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS requer mais atenção do MEC em relação ao EaD na graduação em saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS requer mais atenção do MEC em relação ao EaD na graduação em saúde

  • Publicado: Quinta, 12 de Abril de 2018, 08h01

O decreto presidencial nº 9.057/2017 autorizou que diversas instituições pudessem oferecer cursos de graduação na área da saúde na modalidade Ensino à Distância (EaD). O Conselho Nacional de Saúde (CNS), desde então, tem se posicionado contra, por acreditar que para cuidar de pessoas é necessário afeto e contato presencial. O debate ocorreu quarta (11/04), durante 304ª Reunião Ordinária do CNS. Apesar das reuniões com Ministério da Educação (MEC), demandas do controle social na saúde continuam sem encaminhamento.

O deputado Átila Lira (PSB) participou da reunião do CNS. Segundo ele, as decisões do governo que desobrigam o ensino presencial na graduação em saúde, aconteceram sem diálogo com outras instituições da área e com a sociedade. “As Diretrizes Curriculares Nacionais são praticamente exclusivas do Conselho Nacional de Educação (CNE) e são encaminhadas diretamente ao Ministério da Educação (MEC). Os conselhos de cada área da saúde e o CNS têm que contribuir de forma efetiva”, disse.

O conselheiro Gerdo Bezerra, representante do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e membro da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT), afirmou que há uma dificuldade de relacionamento com o CNE, órgão responsável pelas autorizações dos novos cursos à distância. “Eles não tem olhado nossas recomendações. A luta é grande e precisamos da Comissão Parlamentar de Educação para revertermos a situação”, afirmou.

Ronald dos Santos, presidente do CNS, também aposta na relação com os parlamentares para fortalecer a luta contra o EaD na graduação em saúde. “Precisamos mediar com o legislativo para que se estabeleça o papel do MEC e do MS no processo de regulação dos cursos”. Na Câmara dos Deputados, já tramitam os quatro projetos de lei contra o desenvolvimento de programas de EaD na graduação em saúde.

Parlamentares já se mobilizam

No Senado, o Projeto de Decreto Legislativo nº 111/2017, quer anular o decreto presidencial. O CNS já publicou a Recomendação nº 515/2016, a Resolução nº 569/2017 e a Moção nº 20 que demandam o fortalecimento do ensino presidencial na graduação em saúde. O CNS deve se mobilizar junto aos parlamentares e também aos conselhos profissionais na saúde para fortalecer a pauta.

Foto: Paraná Online

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página