Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS vai realizar 21ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde em abril

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS vai realizar 21ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde em abril

  • Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 08h42

Dias 4 e 5 de abril, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai realizar a 21ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares, em Brasília. Mais de mil participantes devem participar do evento, que vai debater os rumos do Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS) e a 16ª Conferência Nacional de Saúde, agendada para 2019. Os interessados em participar da 21ª Plenária deverão se inscrever até 29 de março.

A plenária acontecerá dentro da programação da Semana da Saúde 2018, uma grande mobilização nacional com ações marcadas para ocorrer entre 2 e 8 de abril com o objetivo de valorizar o SUS e fortalecer a luta contra os retrocessos recentes nas políticas de saúde. Será um momento de luta e de celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril.

A atividade será preparatória para 16ª Conferência Nacional de Saúde, que vai trazer o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. As despesas com passagem e hospedagem devem ser custeadas por suas respectivas entidades.

Faça o download do material utilizado na 21ª Plenária

A 16ª Conferência terá como tema “8ª + 8 = 16ª”, uma referência à 8ª Conferência, realizada em 1986 e considerada um marco na história das conferências, conformando as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira de 1988, que consolidou o SUS.

PROGRAMAÇÃO 21ª Plenária

No dia 4, às 17h, acontecerá um ato conjunto da plenária com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos SUS, com debate e sensibilização de parlamentares no Hotel Nacional, em Brasília. Na manhã do dia 5 de abril, haverá um ato em Brasília para entregar no Supremo Tribunal Federal (STF) o abaixo-assinado em apoio à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.658, que tem como objetivo vetar a Emenda Constitucional 95/2016. A mudança na Constituição é preocupante, pois congela os investimentos em saúde pelos próximos 20 anos e já está em vigor desde o início de 2018.

Assine contra a EC 95/2016

Foto: 15ª Conferência Nacional de Saúde

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página