Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comissão do CNS bate recorde em análise de projetos de pesquisa

WhatsApp Image 2022 09 16 at 15.11.04

Início do conteúdo da página

Comissão do CNS bate recorde em análise de projetos de pesquisa

  • Publicado: Terça, 06 de Fevereiro de 2018, 09h17

O mês de janeiro foi de comemoração para o Sistema de Comitês de Ética e Pesquisas (CEP). Durante a primeira Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que aconteceu entre os dias 29 e 31 de janeiro, foram analisados 302 protocolos de pesquisa. Este é um número recorde dentro da Comissão.

O número apresentado confirma o comprometimento da Comissão e a celeridade de suas atividades. Nos últimos 12 meses, a Conep quebrou três vezes o recorde, o que mostra o compromisso com a redução do tempo de tramitação dos protocolos que são a ela submetidos. Atualmente, a Comissão tem emitido pareceres com tempo médio inferior a 30 dias.

A preocupação com o tempo de tramitação dos protocolos de pesquisa se dá pela percepção da importância na celeridade dos processos. O objetivo maior é fazer com que a população se beneficie de possíveis novos tratamentos. Importante destacar que a agilidade no processo de análise não significa redução na qualidade da análise muito menos flexibilidade na proteção do participante de pesquisa.

A Comissão conta com uma equipe especializada de assessores e relatores e vislumbra, além do trabalho para manter a qualidade e celeridade nas análises dos projetos de pesquisa, a qualificação de todo o Sistema CEP/Conep (todos os 800 CEPs). O objetivo é fazer com que os Comitês apresentem resultados como os da Conep, com pareceres qualificados em tempo mínimo.

Foto: Ministério da Saúde

Ascom Conep/CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página