Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comissão de Ética e Pesquisa do CNS renova membros para o triênio 2018-2021

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Comissão de Ética e Pesquisa do CNS renova membros para o triênio 2018-2021

  • Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 06h42

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), teve sua composição de membros renovada. Os novos nomes farão parte da Comissão durante os anos de 2018 a 2021.  A nova composição foi homologada pelo CNS, durante a 300ª Reunião Ordinária, que aconteceu dias 7 e 8 de dezembro.

De acordo com a Resolução CNS nº 446, de 2011, “a Conep terá composição multi e transdisciplinar, com participação equitativa de homens e mulheres e será composta por 30 membros titulares e 5 suplentes…”. Os mandatos dos membros são de quatro anos e têm renovação alternada a cada dois anos. Para o novo quadriênio, foram substituídos onze membros titulares e quatro suplentes.

Ainda durante a Reunião, o CNS aprovou a indicação das conselheiras Zaíra Tronco Salermo, que representa a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), e Maria Laura Carvalho Bicca Federação Nacional dos Assistentes Sociais (Fenas) para, compor a Conep representando o segmento dos trabalhadores da saúde em substituição à conselheira Analice Dantas Santos. Ficou estabelecido que o mandato do quadriênio será compartilhado, sendo de dois anos para a conselheira Maria Laura Carvalho Bicca e de dois anos para a conselheira Zaíra Tronco Salermo.

Saiba mais 

A Conep tem como principal atribuição o exame dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. Como missão, elabora e atualiza as diretrizes e normas para a proteção dos sujeitos de pesquisa e coordena a rede de Comitês de Ética em Pesquisa das instituições. Cabe à Conep avaliar e acompanhar os protocolos de pesquisa em áreas temáticas especiais como: genética e reprodução humana; novos equipamentos; dispositivos para a saúde; novos procedimentos; população indígena; projetos ligados à biossegurança e como participação estrangeira.

Confira os nomes dos novos membros da Conep:

Titulares:

Ângela Fernandes Esher Moritz (Sociologia)/RJ

Aline Winter Sudbrack (Sociologia)/RS

Paulo Henrique Condeixa de França (Engenharia)/SC

José Humberto Tavares Guerreiro Fregnani (Medicina)/SP

Adriane Espíndola Mota Campos Azeredo (Direito)/GO

Marcia Teixeira Falcão (Geografia)/RR

Alfredo José Mansur (Medicina)/SP

Ronildo Alves dos Santos (Filosofia)/SP

Oscar Rassieri Paniz (Usuário do SUS)/RS

Edna Maria Alves Valim (Biologia)/MG

Ana Paula Corona (Fonoaudiologia)/BA

Suplentes:

José Silvino Gonçalves dos Santos (Usuário do SUS)/BA

Tadeu Jose da Silva Peixoto Sobrinho (Biólogia)/PE

Amandio Aristides Rihan Geraldi (Educação Física)/AL

Ascom Conep/CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página