Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > SUS e Democracia: Conselheiros de saúde participam de congresso da Fiocruz

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

SUS e Democracia: Conselheiros de saúde participam de congresso da Fiocruz

  • Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 06h51

Conselheiros nacionais de saúde participam, nesta segunda-feira (11/12), do VIII Congresso da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com o tema Fiocruz: o futuro do SUS e da democracia, o congresso reúne 301 participantes até quinta-feira (14/12), na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo é debater e aprovar as estratégias e diretrizes da Fundação para 2017-2020.

Na cerimônia de abertura, os presentes realizaram uma análise de conjuntura, diante dos retrocessos recentes nas políticas de saúde. “É fundamental ampliarmos esse debate, a discussão política e o quanto a atual conjuntura nos afeta. Precisamos resistir ao desmonte do SUS, ampliar a luta em defesa da democracia e fortalecer as lutas da sociedade”, afirma o conselheiro nacional Claudio Ferreira do Nascimento, representante da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO).

“A realização deste congresso se traduz num ato cívico de resistência em defesa da democracia do país”, completa o conselheiro nacional e representante da Articulação Nacional de Aids (Anaids), Moyses Toniolo. “É um momento de mobilização e de articulação da sociedade em defesa dos nossos direitos e da saúde publica no Brasil”, afirma.

O congresso é a instância máxima de deliberação da Fundação e um importante dispositivo de democracia participativa, aberto a todos os trabalhadores. Também participam os chamados observadores internos, trabalhadores terceirizados e bolsistas de programas estruturais da Fundação.

Esta é a primeira vez que o Congresso da Fiocruz foi aberto a observadores externos, representados por estudantes de pós-graduação da Fiocruz e da sociedade civil organizada, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Conselho Comunitário de Manguinhos.

“A presença do CNS no evento consolida a relação histórica que temos com a Fiocruz. Destaco a importância de seguirmos firmes nesta atuação conjunta, que inclui a construção de todo o processo de realização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (que será realizada de 27 de  fevereiro a 2 de março de 2018), a parceria com o Canal Saúde e muitas outras ações, como o debate apresentado na nossa última reunião ordinária sobre Ciência, Tecnologia e Inovação”, disse o  conselheiro nacional e representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) Fernando Pigatto.

“Neste momento é de crucial importância discutirmos a democracia participativa e a Fiocruz faz isso ao abrir para todos a construção desse debate. É fundamental que o CNS esteja aqui para apresentar as pautas que dialogam com as diretrizes da Fiocruz”, afirma o conselheiro nacional e representante da Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG), Giovanny Kley.

O VIII Congresso da Fiocruz está sendo realizado no ano do centenário do Oswaldo Cruz. Os participantes ainda realizaram uma homenagem ao médico sanitarista Sérgio Arouca, que presidiu a Fiocruz de 1985 e 1989 e foi o responsável pela primeira edição do Congresso Interno, em 1988.

Ascom CNS

Com informações da Fiocruz

registrado em:
Fim do conteúdo da página