Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS se prepara para participar do Fórum Social Mundial em 2018

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS se prepara para participar do Fórum Social Mundial em 2018

  • Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 06h57

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) iniciou as discussões sobre a participação do colegiado no Fórum Social Mundial (FSM), que será realizado de 13 a 17 de março de 2018, em Salvador (BA). Na quinta-feira (7/12), o conselheiro nacional Fernando Pigatto, da Confederação Nacional de Associação de Moradores (Conam), participou de reunião preparatória para o evento, na capital baiana.

O FSM é um espaço de encontro internacional dos movimentos e organizações sociais, com o objetivo de elaborar uma transformação social global. O evento visa a interação e cooperação globais, promovendo proteção ambiental e climática, justiça econômica, proteção laboral, proteção de culturas indígenas, paz e liberdades civis, opondo-se aos efeitos negativos da globalização econômica e do neoliberalismo.

Em 2018, o tema do FSM será “Resistir é Criar, Resistir é Transformar”. O evento terá seminários, plenárias, oficinas, atividades culturais e conferências, além de marchas e atos pela cidade. Por isso, a participação e mobilização do CNS será essencial.

Para o representante da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), Mauri Cruz, a saúde como direito humano é um tema chave para ser tratado no Fórum e a participação social é de vital importância. “O Conselho sempre teve uma presença muito forte na dinâmica do Fórum, contra a mercantilização da vida, e hoje isto se faz mais presente ainda com a precarização do Sistema Único de Saúde (SUS)”, avalia.

A primeira edição do FSM foi realizada em 2001. O CNS participou de edições anteriores, assim como esteve presente no Fórum Social das Resistências, realizado em 2017, em Porto Alegre (RS). “É preciso reafirmar a defesa do SUS como um modelo de qualidade, integralidade, equidade e gratuidade, mostrando para o mundo inteiro que é possível fazer saúde de forma diferente”, afirma Pigatto ao citar uma das resoluções sobre saúde, que integra a Carta dos Povos.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página