Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Semana da Saúde 2018: conselhos de saúde se unem em defesa do SUS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Semana da Saúde 2018: conselhos de saúde se unem em defesa do SUS

  • Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 07h00

O plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou nesta quinta-feira (7/12), durante a 300ª Reunião Ordinária do colegiado, as atividades para a Semana da Saúde 2018. A agenda foi construída com presidentes dos conselhos Estaduais e Municipais de Saúde (das capitais), com os secretários-executivos e com os coordenadores estaduais de plenária, em reunião realizada na sede do CNS, na quarta-feira (6/12).

A fim de valorizar o Sistema Único de Saúde como política pública inclusiva e de qualidade, os conselhos nacionais, estaduais e municipais irão se unir para a realização de diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril.

A programação inicia no dia 2 de abril, quando os profissionais de saúde irão desenvolver atividades nos locais de trabalho para dialogar com a sociedade sobre os serviços de saúde. No dia 3, os conselhos municipais e estaduais de saúde devem ocupar as praças e espaços públicos para conversas com a população.

O CNS organiza para o dia 4 de abril uma atividade nacional, em Brasília, para entregar no Supremo Tribunal Federal (STF) o abaixo-assinado, com a expectativa de 3 milhões de assinaturas, em apoio à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.658, que tem como objetivo vetar a Emenda Constitucional 95/2016, que congela os investimentos em saúde pelos próximos 20 anos.

O plenário do CNS também aprovou a proposta para a realização da 21ª Plenária Nacional de Conselhos, para o dia 4 de abril. Já no dia 5 de abril a ideia é realizar atividades nas universidades, com aulas públicas e seminários, e no dia 6 organizar atividades culturais nos mais diferentes espaços. Nos dias 7 e 8 de abril a semana será lembrada com a prática de esporte em espaços públicos e atividades ecumênicas em diferentes municípios.

Além da construção de estratégias e ações conjuntas para 2018, o presidente do CNS, Ronald dos Santos, ainda sugeriu que no próximo ano ocorram três reuniões para articulação entre as três esferas do Controle Social, com datas previstas para março, julho e novembro. “A articulação nessas estruturas é fundamental para conseguirmos o nosso objetivo, queremos que o sistema do Controle Social também seja único e esse é o nosso esforço”, informa. Em breve, o CNS divulgará mais informações.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página