Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS realiza curso para o controle social em Alagoinhas (BA)

4CNGTES ETAPAS Final 1

Início do conteúdo da página

CNS realiza curso para o controle social em Alagoinhas (BA)

  • Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 08h45

Conselheiras, conselheiros estaduais e municipais de saúde e representantes de movimentos sociais participaram, em Alagoinhas (BA), nos dias 16 e 17 de novembro, da Oficina de Multiplicadores para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS). O curso é promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), voltado para lideranças e agentes sociais que atuam na luta pelo Direito Humano à Saúde.

O objetivo das oficinas é formar multiplicadores capazes de qualificar sua atuação pela democratização do Estado e pela garantia dos direitos sociais tornando possível ampliar a participação popular na construção e fiscalização das políticas públicas, reafirmando o caráter deliberativo dos conselhos de saúde.

O município de Alagoinhas (BA) foi a sede da oficina, recebendo representantes das cidades baianas de: Catu, Esplanada, Ouriçangas, Aporá, Crisópolis e Salvador. Durante os trabalhos, foram discutidos o financiamento do SUS, o papel das conselheiras e conselheiros de saúde e a importância dos conselhos como órgãos de proposição e fiscalização das políticas públicas de saúde.

Graciane Lima, Agente Comunitária de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ouriçangas, relatou que a oficina teve uma importância muito grande, uma vez que foi possível discutir a real situação do SUS e também como uma oportunidade de fortalecimento dos conselhos. “Volto para casa engrandecida por todo o trabalho desenvolvido. Não volto da mesma forma que vim. As estratégias utilizadas serviram para que eu pudesse compreender o nosso papel como conselheiro e multiplicador da informação”, declarou.

Para a conselheira nacional de saúde, Maria da Conceição Silva, representante da União de Negros pela Igualdade (Unegro), as oficinas chegam num momento importante da defesa do SUS, e que elas apresentam um ponto fundamental que é o de trazer conhecimento não só para conselheiros, mas também para a sociedade civil e as organizações que compõem o controle social. “Elas trazem informações que fortalece a defesa do SUS, esse sistema único de saúde que precisa de defesa permanentemente por estar ainda em construção. E é gratificante ver a capacitação e o envolvimento dos participantes nessa luta”.

Como participar das oficinas?

Para se inscrever na Oficina de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), basta acessar (www.formacontrolesocial.org.br) e preencher o formulário com suas informações. São 80 vagas distribuídas entre lideranças de movimentos e organizações populares (30%) e conselheiros e conselheiras municipais e estaduais (70%). Até o final do projeto serão realizadas mais 27 edições ao longo de 2018.

A seleção dos participantes é feita pelo Conselho Estadual de Saúde dos municípios. Com isso, será possível criar uma rede de pessoas para defesa dos direitos básicos à saúde no Brasil.

Com 16h/aula, o curso é uma realização do CNS, executado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e pelo CES dos municípios. Essa é mais uma ação da Política Nacional de Educação Permanente para Controle Social no SUS (PPNEPCSS) foi criada em 2006, após uma série de debates e oficinas. Desde então, um conjunto de ações formativas são realizadas pelo CNS.

 

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página