Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS apoia vacinação e reforça necessidade de implementação da Política de Vigilância em Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS apoia vacinação e reforça necessidade de implementação da Política de Vigilância em Saúde

Fernando Pigatto reforçou o apoio do CNS à campanha de vacinação do Ministério da Saúde

  • Publicado: Quinta, 30 de Maio de 2019, 16h25

 

1

Durante a reunião ordinária da Comissão Intergestora Tripartite (CIT), ocorrida nesta quinta (30/05), em Brasília, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, reforçou o apoio do CNS à campanha de vacinação do Ministério da Saúde e o combate à situação epidemiológica da dengue, zica e chikungunya no Brasil.

Pigatto ressaltou a construção participativa da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), que também traça diretrizes na área da epidemiologia no intuito de reduzir os índices de transmissão das arboviroses, além de definir ações para a vacinação no Brasil. “Fizemos um amplo esforço no controle social para garantirmos essa política, precisamos lutar pela sua implementação. É uma conquista do povo brasileiro”, disse.

2

Wanderson Kleber de Oliveira, secretário de vigilância em saúde, afirmou que, apesar de o Brasil possuir a maior cobertura vacinal do mundo, muitas vezes há grupos prioritários que não atingem a meta, como gestantes e crianças. “Mulheres e crianças precisam de uma atenção especial, ainda temos dificuldade”, afirmou. Apesar dos grupos prioritários, a vacinação é voltada a toda a população brasileira. O presidente do CNS ressaltou que os conselhos municipais e estaduais estão engajados na campanha, orientando ações nas unidades da federação.

Os temas também serão discutidos de 4 a 7 de agosto, durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8). O evento pretende reunir mais de cinco mil delegadas e delegados, oriundos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal vão traçar as diretrizes para o Plano Nacional de Saúde e o Plano Pluri-Anual 2020-2023. Esses são os principais documentos que devem nortear as ações do Ministério da Saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Assista a reunião na íntegra

3

Saiba mais

A reunião da CIT acontece mensalmente na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Integram o espaço o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Ministério da Saúde. O CNS participa como convidado.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página