Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Piauí realiza abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Piauí realiza abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde

A abertura da 8° Conferência Estadual de Saúde do Piauí foi realizada na noite de quarta-feira (05/06), com cerca de 800 participantes

  • Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 09h53
imagem sem descrição.

A abertura da 8° Conferência Estadual de Saúde do Piauí foi realizada na noite de quarta-feira (05/06), com cerca de 800 participantes, no auditório Helena Sousa do Atlantic City. O evento é organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (Cespi) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e contou com a presença do secretário de saúde Florentino Neto, do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) Fernando Pigatto, da presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí, Teresa Brito e do presidente do Conselho Estadual de Saúde João Cabral.

O secretário de Saúde Florentino Neto destacou que a conferência representa o momento máximo de discussões para promover uma evolução no Sistema Único de Saúde, não somente em um âmbito estadual como também a nível nacional. “Aqui na conferência nos contamos com a presença de representantes dos 224 municípios do Estado que, juntamente com a Sesapi e os conselhos de saúde, se reunirão nesses próximos dois dias para realizar debates e reflexões sobre o SUS, buscando assim sua evolução”, explicou.

Além de apresentações culturais e homenagens, a abertura da conferência contou com a palestra “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, apresentada pelo professor Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto destacou que a conferência faz uma referência direta à 8ª Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu em 1986 e deu origem ao SUS. “É importante darmos a devida atenção a todos os desdobramentos, propostas e diretrizes que surgirão nos debates dessa conferência, para que elas possam ser trabalhadas e apresentadas na etapa nacional. Sabemos que temos muitos desafios, como a retirada de recursos da saúde e é por isso que precisamos trabalhar com seriedade”, aponta Pigatto.

No segundo dia de conferência Fernando Pigatto e Kátia Souto, do Ministério da Saúde, serão responsáveis por uma das palestras desenvolvidas no auditório, com a temática ¨Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)¨, que busca realçar e consolidar uma vez mais os princípios que regem o funcionamento do SUS, ajudando assim nos destaques dos pontos positivos do sistema. “Se analisarmos muito do que é divulgado são elementos negativos, mas temos conhecimento que o sistema em sua maior parte é um sucesso, queremos mudar essa visão que muitos tem do sistema como um problema e passar para uma visão de solução, que ainda precisa melhorar, mas que já tem bons frutos”, apontou Pigatto.

Os participantes também poderão acompanhar rodas de conversa e outras duas mesas temáticas: “Saúde como Direito” e “Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS”.

62151591 2536446396379563 2019583215596994560 n

 

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página