Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto pioneiro do controle social na saúde reunirá pesquisadores de todo o Brasil

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Projeto pioneiro do controle social na saúde reunirá pesquisadores de todo o Brasil

Cem pesquisadores de diversas universidades brasileiras, selecionados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS)

  • Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 16h40
imagem sem descrição.

Cem pesquisadores de diversas universidades brasileiras, selecionados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) via chamada pública, vão participar da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), evento marcado para ocorrer de 4 a 7 de agosto, em Brasília. O objetivo é mapear o perfil dos mais de cinco mil conferencistas que vão estar no evento, além de fortalecer o controle social na saúde a partir de dados qualificados de todo o amplo processo participativo que a conferência envolve.

O projeto vem sendo desenvolvido pela Comissão de Relatoria da 16ª Conferência e é considerado pioneiro no CNS. De acordo com Francisca Rêgo, coordenadora da comissão, ex-conselheira nacional de saúde, professora da Universidade Potiguar (UNP) e do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), os dados vão compor o relatório final do evento e vão servir também como memória e fonte de pesquisa para outros projetos de pesquisa.

O material será um diagnóstico da participação social na saúde brasileira, unindo olhares de diferentes agentes sociais. “O controle social é composto por representações de todos os povos, entre gestores, trabalhadores e usuários da saúde. Precisamos aproximar as universidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso é para que a gente possa ampliar a relação do controle social com a academia, com a comunidade e com a gestão dos serviços públicos”, afirma a professora.

WhatsApp Image 2019 06 26 at 11.34.20

A pesquisa intitulada “Saúde e democracia: estudos integrados sobre participação social na 16ª Conferência Nacional de Saúde” vai reunir estudantes de graduação ou pós-graduação para coleta de dados, realização de entrevistas e observação das ações que compõem a programação da conferência.

Rede de pesquisa do controle social na saúde

De acordo com Alcindo Antônio Ferla, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro da comissão, o projeto atende a uma demanda necessária na área. “O controle social na saúde ainda é pouco desenvolvido em pesquisas. Esse projeto dá visibilidade aos participantes. É uma pesquisa do controle social para o controle social, sem a tendência do distanciamento que muitas metodologias colocam. Isso é simbólico”, afirmou.

A Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep), do CNS, avaliou com parecer positivo a implementação do projeto. Alcindo explica que essa é uma ação transversal, que vai evidenciar pessoas engajadas com instituições de ensino, mas também com movimentos sociais. “Nosso grupo de pesquisadores é heterogêneo. Temos uma possibilidade de contribuição rica e interdisciplinar. Isso será um ciclo, teremos um estudo abrangente da participação no SUS no Brasil”.

WhatsApp Image 2019 06 26 at 11.34.20 1

Banco de Dados Público

O material será divulgado aos poucos, à medida em que os dados forem sendo trabalhados. Tudo ficará disponível nas páginas do CNS para que outros pesquisadores dentro e fora do país possam ter acesso aos dados coletados.

Foto de capa: Conferência Municipal de Saúde de Itarema (CE).

Fonte: Ascom CNS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página