Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > NOTA DE FALECIMENTO: CNS lamenta morte de ex-conselheiro Padre Léo Pessini

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

NOTA DE FALECIMENTO: CNS lamenta morte de ex-conselheiro Padre Léo Pessini

O ex-conselheiro era especialista em Bioética e considerado um exemplo de resistência e compromisso com o SUS

  • Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2019, 15h34
imagem sem descrição.

 

É com pesar que o Conselho Nacional de Saúde (CNS) comunica o falecimento do ex-conselheiro nacional Padre Leocir Pessini. Ele estava internado no Hospital São Camilo da Granja Viana, onde faleceu na madrugada desta quarta (24/07), em São Paulo (SP). Nossa solidariedade aos amigos, familiares, colaboradores, ativistas do controle social na saúde e companheiros de luta, que tiveram a honra de conviver ao lado de um exemplo de resistência e compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS).

O ex-conselheiro representava a Pastoral da Saúde Nacional, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atuou no controle social entre 1995 e 2001 como conselheiro suplente de Zilda Arns e como membro da Comissão Nacional de ética e Pesquisa (Conep), do CNS. Nascido dia 14 de maio de 1955, em Ibicaté (SC), Pessini fez os primeiros votos em 1975 e foi ordenado sacerdote em 1980. Até então, ocupava o título de Superior Provincial do Brasil, sendo considerado um dos especialistas em Bioética mais conhecidos e respeitados no país.

O conselheiro licenciou-se em Filosofia na Escola Nossa Senhora da Assunção de São Paulo e em Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma. Cursou estudos de estudos em Educação Pastoral Clínica e Bioética no St. Lukes’s Medical Center dos Estados Unidos (1982-85). Doutor em Teologia Moral, com especialização em Bioética. Sua tese de doutorado tem como título Distanásia: até quando prolongar a Vida?, que foi publicada pela Editora Loyola em 2006.

Foi diretor de duas revistas científicas e publicou mais de 20 livros sobre Bioética, Pastoral da Saúde e Humanização da Saúde. A preocupação pelo acompanhamento a pessoas no final da vida e suas famílias foi uma constante em sua vida. “De fato, um dos seus primeiros ministérios foi a capelania do Hospital Clínico de São Paulo”.

Sua contribuição por uma saúde pública e de qualidade para todos os brasileiros e brasileiras foi fundamental e continuará reverberando em nossas práticas e desafios em defesa dos direitos da população e do SUS. O velório será na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Pompéia (SP), a partir das 12 horas de quinta (25/07). Durante o dia, serão celebradas sete missas: 12h, 15h30, 19h, 21h e vigília às 23h do dia 25 de julho e a meia noite, 7h e 9h. O sepultamento será seguido da Santa Missa Exequial presidida pelo cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, marcada para às 9h de sexta (26/07).

Conselho Nacional de Saúde

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página