Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Abrasco reafirma princípios do SUS para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

Abrasco reafirma princípios do SUS para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)

Atividade contou com a participação de Fernando Pigatto e Ronald Ferreira, coordenadores do maior evento de participação social do Brasil

  • Publicado: Domingo, 04 de Agosto de 2019, 16h03
imagem sem descrição.

 Realizado na última sexta (2/08), o lançamento do documento “Pela garantia do direito universal à saúde no Brasil – Contribuição da Abrasco aos debates da 8ª + 8”reuniu importantes lideranças científicas e políticas do movimento da saúde na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), em Brasília. O documento é fruto das discussões feitas pela diretoria e pelas redes temáticas da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Os subsídios da publicação foram colhidos durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018), realizado no campus central da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, em julho de 2018. O evento reuniu diversos(as) ativistas brasileiros(as), além de pesquisadores(as), gestores(as), trabalhadores(as) usuários(as) da saúde no Brasil.

Socorro Tasca Ronald 1500x1000

A mesa teve coordenação de Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS). “Enquanto muitos estiveram céticos e até contrários à realização da 16ª Conferência, o CNS e centenas de entidades estavam trabalhando para a sua concretização. A partir de domingo (4/08), não será nem o início nem o final, mas sim mais uma parte de processo. O lançamento desse documento também é parte dessa construção”, disse.

O documento reafirma a centralidade dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) como chave da construção de um modelo de desenvolvimento nacional pautado pela autonomia e soberania nacionais, além da necessidade de cuidado com o meio ambiente. O texto defende a universalidade alcançada em 30 anos de sistema e advoga pelo desafio da integralidade como fator determinante para a melhoria dos indicadores de saúde de brasileiros e brasileiras.

Pigatto ressaltou também a importância da iniciativa da Abrasco como instrumento de construção de consensos para a 16ª e para o SUS. “Tenham certeza de que haverá setores que não vão gostar dos resultados e precisaremos estar preparados para enfrentar as adversidades, pois esses setores não brincam em serviço. Faremos isso com muita alegria, otimismo e entusiasmo”.

Ronald Florentino 2 2 1500x1000

O lançamento contou com a participação de Socorro Gross, representante da Opas no Brasil, de Gulnar Azevedo e Silva, presidenta da Abrasco, de Ronald Ferreira, ex-presidente do CNS, e dos conselheiros nacionais de saúde Marcio Florentino e Lúcia Souto.

“Parabenizo o esforço da Abrasco para transformar essa conquista histórica, que significa o SUS dentro da construção do estado democrático de direito em nosso país, e todas as ações empreendidas pelo movimento sanitário. Conseguimos mobilizar todas as áreas da sociedade para chegar até aqui” disse Ronald.

Lucia Souto 2 1500x1000

Saiba mais

O ato oficial de lançamento da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8+8), que começa hoje (04/08), na capital federal, e segue até quarta (7/08), aconteceu dentro das atividades do Abrascão 2018.

Sobre a 16ª Conferência

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde (MS). Considerada o maior espaço de participação social do Brasil, o evento reúne mais de cinco mil pessoas de todo o país para propor melhorias ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um resgate à 8ª Conferência, realizada em 1986, responsável por definir as bases para construção do SUS na Constituição de 1988. O relatório final do evento vai gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020- 2023 e do Plano Nacional de Saúde.

Clique e acesse a contribuição da Abrasco à 8ª+8

Saiba mais sobre a atividade de lançamento

#PraCegoVer – a foto de capa mostra Luis Eugenio de Souza, Fernando Pigatto, Gulnar Azevedo, José Carvalheiro e Luiz Facchini, lado a lado, abraçados. Crédito das fotos: Eduardo Rodrigues

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página