Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Stands interativos da 16ª Conferência apresentam ações de instituições parceiras do SUS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Stands interativos da 16ª Conferência apresentam ações de instituições parceiras do SUS

Os participantes puderam conferir os stands do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde e de diversas instituições parceiras

  • Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 11h34
imagem sem descrição.

 

Além de todas as atividades previstas da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), em Brasília (DF), os participantes puderam conferir os stands do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Ministério da Saúde e de diversas instituições parceiras, dentre elas Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Todos abertos ao público no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília até o final desta quarta (7/08), último dia do evento.

O CNS, que organiza a 16ª Conferência, oferece uma série de publicações em seu stand, entre elas materiais sobre controle social, bem como distribuição de preservativos aos participantes. Já o stand do Ministério da Saúde, realizador do evento, marca presença publicações e atividades as Secretarias Executiva; de Atenção Primária à Saúde; de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos; de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; e de Vigilância em Saúde – além da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Biblioteca Virtual da Saúde

A Opas disponibiliza ao público totens interativos com publicações de seu Repositório Institucional (Iris), vídeos e notícias. Além disso, está ministrando minicursos, de 10 minutos, sobre como fazer pesquisas na Biblioteca Virtual de Saúde, plataforma que possui mais de 29 milhões de documentos científicos. O organismo internacional também apresenta o espaço #RespireVida, composto por uma plataforma tridimensional projetada pelo artista Kurt Wenner, ex-ilustrador da National Aeronautics and Space Administration (Nasa). No local, os participantes podem tirar fotos e postar nas mídias sociais em apoio a essa iniciativa global, que tem o objetivo de sensibilizar o público em relação à poluição do ar como um grande risco para a saúde e meio ambiente.

No stand do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o público pode ter acesso ao documento base da instituição para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) e à Revista Conasems, bem como assistir aos Webdocs “Brasil, Aqui tem SUS”. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) também oferece uma série de publicações aos participantes.

Às 11h30 de ontem (6/08), a Fiocruz apresentou o jogo “Super SUS”, que estimula cidadãs e cidadãos a conhecer seus direitos na saúde pública. O aplicativo está disponível na Play Store e Apple Store. Além disso, a instituição disponibiliza diversas publicações.

Sobre a 16ª Conferência

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde (MS). Considerada o maior espaço de participação social do Brasil, o evento reúne mais de cinco mil pessoas de todo o país para propor melhorias ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um resgate à 8ª Conferência, realizada em 1986, responsável por definir as bases para construção do SUS na Constituição de 1988. O relatório final do evento vai gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020- 2023 e do Plano Nacional de Saúde.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página