Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Nacional de Saúde se reúne com ouvidores do SUS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Conselho Nacional de Saúde se reúne com ouvidores do SUS

A aproximação entre o Controle Social e a ouvidoria visa aprimorar as ações realizadas pelo fortalecimento e melhorias do sistema

  • Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 15h40
imagem sem descrição.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou nesta quarta-feira (14/08) do Encontro com Ouvidores do SUS, organizado pela Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde e realizado no Ministério da Saúde, em Brasília.

O evento reuniu servidores de todos os estados brasileiros com o objetivo de aproximar as relações profissionais, trocar experiências e discutir iniciativas empreendidas para o aperfeiçoamento das ouvidorias.

As ouvidorias são responsáveis por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos relacionadas aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS.

IMG 1732 1500x1000

A aproximação entre o Controle Social e a ouvidoria visa aprimorar as ações realizadas pelo fortalecimento e melhorias do SUS. “Podemos e devemos estreitar nosso relacionamento e trabalhar juntos, já que os conselhos têm um papel muito importante e atuam, principalmente, como braços fiscalizatórios que os cidadãos e usuários têm em relação a execução de serviços do SUS”, avalia o coordenador geral da Ouvidoria Geral do SUS, Sérgio Akutagawa.

Para o presidente do CNS, é muito importante aproximar os conselheiros de saúde do trabalho desenvolvido pelos ouvidores. “Estamos no momento que a gente precisa se ouvir mais. Queremos dar continuidade a essa aproximação com os ouvidores, porque certamente podemos nos ajudar e melhorar o Sistema Único de Saúde do nosso país”, afirma.

Neste sentido, o representante do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, que também integra a mesa diretora do CNS e participou do encontro, sugeriu a inclusão do tema na reunião ordinária do CNS. “É fundamental essa ligação e os esforços entre o Conselho Nacional de Saúde e a Ouvidoria Geral do SUS”, avalia.

IMG 1773 1500x1000

Financiamento do sistema

Durante o encontro, Pigatto ainda destacou a participação dos ouvidores em diferentes processos de construção da 16ª Conferência Nacional de Saúde, realizada de 4 a 7 de agosto com a participação de mais de 5 mil pessoas, entre elas usuários, trabalhadores e gestores do SUS.

A defesa da saúde como direito para todos e o fortalecimento do SUS esteve entre os temas debatidos na conferência nacional, que teve como um dos eixos temáticos o financiamento suficiente para o sistema. “Nunca tivemos um financiamento adequado para o SUS, passamos pelo subfinanciamento e hoje temos o desfinanciamento do sistema. É claro que isso tem um impacto negativo e precariza os serviços, o que faz com que as reclamações aumentem”, afirma Pigatto.

O encontro com os ouvidores estaduais do SUS se encerra nesta quinta-feira (15/08). Entre os temas que permearam as discussões e reflexões entre os servidores estão empatia, motivação, sofrimento, dados qualificados, qualidade da resposta e a ouvidoria e seu lugar no SUS.

IMG 1729 1500x1000

Como falar com a Ouvidoria Geral do SUS?

Os usuários podem contatar a Ouvidoria Geral do SUS pela internet, através de formulário online, ou pelo Disque Saúde 136 (ligação gratuita), que funciona 24 horas. De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, o cidadão pode falar diretamente com os atendentes. Fora destes horários, as informações são disponibilizadas pela Unidade de Resposta Audível (URA), com informações gravadas.

Saiba mais sobre a Ouvidoria do SUS

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página