Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programa Future-se e universalidade do SUS serão destaques em reunião ordinária do CNS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Programa Future-se e universalidade do SUS serão destaques em reunião ordinária do CNS

A reunião é aberta ao público e será realizada nos dias 22 e 23 de agosto, a partir das 9h. Interessados podem acompanhar a transmissão ao vivo pelo http://datasus.saude.gov.br/emtemporeal 

  • Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 16h35
imagem sem descrição.

 

Em um momento de defesa de investimentos públicos para políticas sociais no Brasil, a participação do setor privado nas áreas de saúde e educação será tema de debate na reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), dias 22 e 23 de agosto.

O Future-se, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para alterar as formas de financiamento das universidades federais, será discutido na sexta-feira (23/08).  Uma versão preliminar do programa sugere mudanças em 17 leis em vigor, entre elas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Para esta discussão, haverá participação de Iago Montalvão, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), e de Fernando Peregrino, que preside o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies).

Já a garantia da universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) será debatida na quinta-feira (22/08), às 16h30, com a participação do vice-presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Heleno Rodrigues Correa Filho, e do representante do Banco Mundial Edson Araújo.

Em abril, Araujo participou de audiência pública na Câmara dos Deputados para apresentar o relatório do Banco Mundial com propostas para reformar o Sistema Único de Saúde (SUS), alterando a atual estrutura de incentivos por meio de criação de concorrência entre provedores de serviços.

A reunião ordinária do CNS é aberta ao público e tem transmissão ao vivo. A pauta também inclui um panorama sobre a esclerose múltipla no Brasil e discussões sobre emendas parlamentares para a saúde, entre outros temas.

Confira a pauta preliminar da 320ª Reunião Ordinária do CNS

Mais informações

O quê: 320ª Reunião Ordinária do CNS
Quando: 22 e 23 de agosto de 2019
Onde: Sede do CNS – Ministério da Saúde, Bloco G, Anexo B, 1º andar, Brasília (DF)
Contato: 61 3315-2150 | 3315-3821

Link para a transmissão: http://datasus.saude.gov.br/emtemporeal

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página