Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS vai realizar oficinas de formação para o controle social do SUS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS vai realizar oficinas de formação para o controle social do SUS

O grande objetivo é qualificar e capacitar conselheiros de saúde e lideranças sociais.em todas as regiões do país

  • Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 16h57
imagem sem descrição.

 

Serão 84 Oficinas de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as regiões do país, organizadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e coordenadas pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP). O grande objetivo é qualificar e capacitar conselheiros de saúde e lideranças sociais.

 “Queremos construir um processo onde os participantes dos cursos terão o compromisso de multiplicar, a partir das suas experiências, práticas que promovam a construção de novas lideranças com o foco na defesa do SUS no Brasil”, explicou Valdevir Both, coordenador do Projeto de Formação.

ceap 2

 A Mesa Diretora do CNS, representantes do CEAP e as conselheiras Sueli Barrios e Conceição Silva, da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social (CIEPCSS), estiveram reunidos na quarta-feira (28/8), em Brasília, para pactuar detalhes da organização da segunda etapa dos cursos.

 “Tratamos da metodologia, público alvo, programação e mobilização para a realização dos cursos. Queremos construir um processo de formação e qualificação da nossa população de forma coletiva”, adiantou a conselheira, Sueli Barrios.

“As oficinas de formação para conselheiras e conselheiros e movimentos sociais fortalecem o controle social na saúde e qualificam o debate em defesa do SUS, preparando cidadãs e cidadãos para o exercício democrático da luta pela saúde como direito humano”, explicou a conselheira Conceição Silva. 

ceap 3 300x200No ano passado, o CNS promoveu 68 oficinas com a participação de mais de 4 mil pessoas. A participação popular na construção e fiscalização das políticas públicas de saúde é fundamental para a democracia. “As oficinas vão fortalecer os participantes como sujeitos sociais que atuam na formulação e deliberação das políticas, desenvolvendo também o intercâmbio de experiências sobre o controle social no SUS”, explicou o presidente do CNS, Fernando Pigatto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página