Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Secretária de saúde indígena reafirma a realização da conferência nacional em 2019

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Secretária de saúde indígena reafirma a realização da conferência nacional em 2019

A conferência deve redefinir as diretrizes e efetivar as particularidades étnicas e culturais no modelo de atenção à saúde dos povos indígenas

  • Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 10h18
imagem sem descrição.

 

A secretária especial de Saúde Indígena, Sílvia Waiãpi, participou da 321ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) na tarde desta quinta (13/09), em Brasília. A secretária citou alguns números relevantes da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (Pnaspi) e reafirmou aos conselheiros e conselheiras a realização da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI), marcada de 9 a 12 dezembro em Brasília.

A secretária manifestou preocupação com o processo de licitação de escolha da empresa que realizará a 6ª CNSI. “Trouxemos ao CNS nossas preocupações com a questão do valor e do local do evento. O mais importante é que estamos empenhados para que aconteça em 2019”. A Comissão Organizadora do evento vai se reunir na próxima segunda-feira (16/09) para definir os detalhes do evento.

48728040148 d55e326181 z 1

Conferência indígena

O evento vai reunir mais de duas mil pessoas de diferentes povos em Brasília. Entre os objetivos está a atualização da Pnaspi, para redefinir as diretrizes e efetivar as particularidades étnicas e culturais no modelo de atenção à saúde dos povos indígenas. Para isso, os indígenas se organizaram para a realização de 302 conferências locais e 34 distritais, realizadas entre outubro de dezembro de 2018.

Das Conferências Distritais saíram 2.380 propostas, que serão aglutinadas em 300 proposições a serem analisadas na Etapa Nacional, em 20 grupos de trabalho, formados por representantes de usuários (50%), de trabalhadores (25%) e de gestores (25%).

Saiba mais sobre a 6ª CNSI

Ascom CNS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página