Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS recomenda que presidência da república revogue decreto que fragiliza Conselho da Pessoa Idosa

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS recomenda que presidência da república revogue decreto que fragiliza Conselho da Pessoa Idosa

O decreto, aprovado em junho deste ano, retira do conselho o direito de interferir no Fundo Nacional do Idoso

  • Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 15h24
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), durante sua 321ª Reunião Ordinária, ocorrida nos últimos dias 12 e 13 de setembro, recomendou à Presidência da República que revogue o Decreto nº 9.893, de 2019. A medida, que fragiliza o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), pode gerar agravos à vida dos idosos e idosas no Brasil.

De acordo com a recomendação, o decreto “prejudica o acompanhamento dos Conselhos Estaduais, Distrital e Municipais de Idosos” sobre as políticas públicas e “paralisa a gestão do Fundo Nacional do Idoso”, deixando o órgão colegiado ao Ministério das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) “sem deliberar sobre os recursos”.

Além disso, a decisão “deixa de atender às demandas de projetos que englobam milhares de idosos em todo o país, e de imediato compromete, por parte do CNDI, a promoção de direitos da pessoa idosa, informação, formação, emancipação e protagonismo dessa parcela da população”.

LEIA A RECOMENDAÇÃO NA ÍNTEGRA

Foto: Diário do Litoral

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página