Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS apresenta deliberações da 16ª Conferência aos parlamentares da Câmara

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS apresenta deliberações da 16ª Conferência aos parlamentares da Câmara

Também foram entregues ao presidente da Comissão de Seguridade Social e Família as propostas que devem ser incluídas no PPA

  • Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 17h33
imagem sem descrição.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou, nesta quarta-feira (25/09), da reunião na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados. Na ocasião, ele entregou ao presidente da comissão, deputado Antonio Brito, a resolução com as deliberações da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), realizada entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília, com a participação de mais de cinco mil pessoas.

A resolução inclui as 31 diretrizes e 329 propostas, aprovadas na conferência nacional, que devem nortear as ações do Ministério da Saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS) pelos próximos anos. Também foi entregue ao parlamentar a recomendação aprovada pelos conselheiros nacionais de saúde, no dia 13 de setembro, com as propostas que devem ser incluídas ao Projeto de Lei nº 21/2019, que institui o Plano Plurianual (PPA).

IMG 3251 1500x1000

“Estamos juntos com a Comissão de Seguridade Social e Família para todos os debates que envolvem a saúde pública no nosso país. Temos muita coisa para construir, de forma coletiva e unitária, para melhorar a vida da população brasileira”, afirma Pigatto ao destacar a importância da implementação das deliberações da conferência nacional, assim como a relação com o Congresso Nacional e demais instituições da República Federativa.

Pigatto apresentou ainda aos deputados que compõem a comissão um balanço da 16ª Conferência, que começou a ser construída ainda em 2017 e é considerada o maior evento de participação social do país. Ela foi precedida por mais de três mil conferências municipais e estaduais de saúde, além das conferências livres que abordaram diferentes temáticas sobre a saúde da população.

“É muito importante abrir espaço para todos os conselhos paritários e constitucionais, em respeito à essa importante formulação da nossa constituição, que são os conselhos. A conferência foi lançada nesta casa e é muito importante vocês trazerem o resultado e buscar a implementação do que foi deliberado por todos os delegados”, afirmou o presidente da CSSF, Antonio Brito.

IMG 3281 1500x1000

Na ocasião, o presidente do CNS convidou os parlamentares para o Seminário Nacional de Orçamento e Financiamento do SUS – Pós 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizado nos dias 23 e 24 de outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O seminário é promovido pela Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS.

“A conferência foi um marco muito importante e fico ainda mais satisfeito de ver estes desdobramentos e a prioridade acerca do financiamento da saúde”, avalia o deputado Jorge Solla. “Mais do que nunca precisaremos desse esforço coletivo. Acredito que todos os parlamentares estarão empenhados em melhorar a proposta orçamentária que veio para esta casa, uma vez que o orçamento do Ministério da Saúde está muito aquém das necessidades mais imediatas na área”, completa.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página