Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “Os resultados da 16ª Conferência dependem de continuarmos olhando para o horizonte”, diz presidente do CNS

4CNGTES Banner

Início do conteúdo da página

“Os resultados da 16ª Conferência dependem de continuarmos olhando para o horizonte”, diz presidente do CNS

CNS participa do 8º Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

  • Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 16h29
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou da abertura do 8º Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) entre os dias 27 e 30 de setembro, em João Pessoa (PB).

O evento reuniu estudantes, professores, ativistas, gestores, pesquisadores, profissionais de saúde e outros atores sociais para promover um amplo debate sobre o valor da igualdade. O objetivo foi encontrar respostas para os problemas sociais relacionados à saúde, com o desafio de promover um debate além da produção científica. Para a presidenta da Abrasco, Gulnar Azevedo e Silva, os congressos da instituição são marcados pela capacidade de juntar pessoas, alinhando o conhecimento científico com os saberes populares e movimentos sociais.

“Nossa principal motivação tem sido combater a extrema desigualdade e as injustiças sociais que assolam o nosso país. É nosso compromisso assegurar o direito universal à saúde para todas e todos os brasileiros. Continuamos comprometidos com o fortalecimento do SUS, lutando por todas as condições necessárias para a concretização de seus princípios, incluindo o aumento do financiamento público para saúde”, afirmou Gulnar.

48808191537 e586c9f619 k 1500x1000

A união de forças entre os mais variados atores sociais também foi destaque no discurso do presidente do CNS, Fernando Pigatto. “Continuaremos acreditando naquilo que nos unifica, ninguém vai tirar o brilho do nosso olhar e a nossa vontade de caminhar de mãos dadas. O ódio vai ser enfrentado com amor. A tentativa da barbárie vai ser enfrentada com nosso carinho e afeto, porque nossos valores são diferentes daqueles que pensam na destruição de vidas”, afirma.

Após o seu discurso na abertura do congresso, Pigatto entregou à presidenta da Abrasco a resolução com as diretrizes, moções e propostas aprovadas na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), realizada de 4 a 7 de agosto em Brasília, com a participação de mais de cinco mil pessoas.

"A Abrasco participou de todo o processo de construção da 16ª Conferência, a nossa 8ª+8. Estamos aqui hoje, participando do Congresso e também desta festividade que comemora os 40 anos da Abrasco, para lembrar que temos muito a fazer. Os resultados da nossa conferência nacional dependem de continuarmos caminhando e olhando no horizonte, acreditando nos nossos sonhos e sendo solidários”, afirma Pigatto

Com o tema Igualdade nas Diferenças: a construção do bem-viver e do SUS, o 8º Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde ocorreu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “É isso que viemos fazer aqui: promover um debate sobre o valor da igualdade, um debate no qual nossas diferenças possam caber em cada uma das mesas redondas, rodas de conversa e demais atividades que compõem esse congresso. Igualdade, não desigualdade. Diferença, não indiferença”, afirmou o presidente do congresso Martinho Braga e Silva.

48808052491 0f8abf7623 k 1500x1000

Saiba mais:

Cerimônia de abertura do 8º Congresso: o nordeste acolhe a Abrasco

Encontro de gerações marca celebração dos 40 anos da Abrasco

Abrasco 40 anos: a potência de um espaço-campo em debate

Ascom CNS com informações da Abrasco

registrado em:
Fim do conteúdo da página