Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conselho de Saúde de Alagoas vai participar de todas as reuniões ordinárias do CNS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Conselho de Saúde de Alagoas vai participar de todas as reuniões ordinárias do CNS

A iniciativa é do próprio conselho estadual, que pretende se aproximar cada vez mais da jornada de lutas em defesa do SUS

  • Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2019, 17h03
imagem sem descrição.

 

O presidente do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas, Maurício Sarmento, participa nesta quinta (10/10) da 322ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília. De acordo com ele, o objetivo é se aproximar cada vez mais do CNS, alinhando as pautas e a jornada de lutas em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

A motivação surgiu como política do próprio órgão estadual, que deve fomentar, nas próximas reuniões, a vinda de um representante para a capital federal mensalmente. Fernando Pigatto, presidente do CNS, e Vanja dos Santos, membro da Mesa Diretora do CNS e representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), receberam a autoridade de Alagoas. Na ocasisão, Pigatto avaliou como positiva a iniciativa, afirmando que isso é um reflexo das medidas de diálogo implementadas pelo CNS na relação os conselhos estaduais, fortalecendo o Sistema Conselhos.

“Isso é resultado da aproximação que estamos estabelecendo cada vez mais com os estados. Já realizamos reuniões ampliadas para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8+8), esse mês vamos realizar o Seminário Nacional de Orçamento e Financiamento com presença de representações dos conselhos estaduais. Além disso, em novembro, vamos lançar o relatório da 16ª Conferência na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, com a presença de conselheiros e conselheiras dos estados”, disse.

Saiba como participar

As reuniões ordinárias do CNS são abertas ao público, acontecem mensalmente na sede da instituição, no Ministério da Saúde, em Brasília. Qualquer pessoa pode participar. Para os que não conseguirem acompanhar presencialmente, é possível acompanhar os dois dias de reunião pela transmissão ao vivo junto à a cobertura jornalística, que é publicada nas redes sociais e no site do CNS: www.conselho.saude.gov.br

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página