Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Em 2020, novas edições do curso de Formação para o Controle Social no SUS vão passar pelo Brasil

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Em 2020, novas edições do curso de Formação para o Controle Social no SUS vão passar pelo Brasil

A expectativa é que novas edições do curso aconteçam entre março e maio de 2020, em parceria com Conselhos Estaduais de Saúde

  • Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2019, 16h07
Em 2020, novas edições do curso de Formação para o Controle Social no SUS vão passar pelo Brasil
Em 2020, novas edições do curso de Formação para o Controle Social no SUS vão passar pelo Brasil

Desde de 2017, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) junto ao Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), tem movido um grande esforço para a realização de oficinas responsáveis por formar agentes do controle social em defesa Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o Brasil. Entre 16 e 18 de outubro, representantes da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para Controle Social no SUS (CIEPCSS) passaram por Cuiabá (MT) e Palmas (TO) para reuniões com representantes dos Conselhos Estaduais de Saúde (CES). O objetivo é planejar novas edições do curso em 2020.

Ao todo, quase 4 mil pessoas já participaram da formação, em sua grande maioria mulheres. As oficinas foram realizadas com a mobilização dos CES, em diferentes regiões do país. A região com mais adesão foi o Nordeste, com 1.265 participantes, seguido do Sudeste, com 1.040. Mais de 60% do público era composto por mulheres. De acordo com Sueli Barrios, conselheira nacional de saúde representante da Associação Brasileira Rede Unida, a ideia é também fortalecer as Comissões de Educação Permanente dos estados visitados.

01

 “Neste segundo processo de formação, os conselhos terão papel fundamental no acompanhamento e apoio dos multiplicadores que serão formados”. Segundo ela, este é o momento para “capilarizar o curso em todo o país e, assim, ampliarmos o número de pessoas que defendam a democracia e a saúde”. A expectativa é que novas edições do curso aconteçam entre março e maio de 2020.

Saiba mais

CIEPCSS é responsável por assessorar o CNS no acompanhamento da implementação da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS (PNEPCSS) em âmbito nacional. Para isso, a comissão orienta conselheiros e conselheiras sobre a formação de multiplicadores para o fortalecimento do controle social no SUS, além de articular uma rede nacional de educação permanente para o controle social. A comissão atua na garantia da participação popular nas políticas de saúde, reafirmando o caráter deliberativo dos conselhos de saúde.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página