Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS contribui com agenda de desenvolvimento para conferência global em Nairóbi

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS contribui com agenda de desenvolvimento para conferência global em Nairóbi

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) foi apresentada como exemplo de participação social para o mundo

  • Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 11h16
CNS contribui com agenda de desenvolvimento para conferência global em Nairóbi
CNS contribui com agenda de desenvolvimento para conferência global em Nairóbi

No próximo mês, Nairóbi, no Quênia, vai receber diversos países para reafirmarem uma agenda global de desenvolvimento e traçarem ações. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou do evento preparatório, apresentando as principais demandas da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8). O evento, intitulado Seminário Cairo +25: Desafios da agenda de População e Desenvolvimento no Brasil, ocorreu na quarta (06/11), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Rio de Janeiro.

Os participantes de várias partes do país são pesquisadores e defensores dos Direitos Humanos no mundo. As discussões culminarão na ‘Cúpula de Nairóbi CIPD+25: Acelerando a Promessa’, que será realizada entre 12 e 14 de novembro com representações de diferentes nações. A estimativa é que o Brasil leve uma delegação de 45 pessoas, entre representantes do governo e da sociedade civil.

Para Vanja dos Santos, conselheira nacional de saúde representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), é necessário levar para Nairóbi um balanço das ações em participação social. “Ainda que tenhamos avanços no controle social e na participação do povo sobre a decisão em políticas públicas nas últimas décadas, estamos vivendo no cenário recente graves retrocessos que impactam diretamente na saúde e na vida das pessoas, sobretudo entre as mulheres”, disse, referindo-se ao processe de desfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

v1

“Não há como pensar a saúde sem pensar a democracia. Sem essa relação, não vamos chegar a lugar algum. Precisamos manter o fortalecimento do controle social”, frisou a conselheira. No Brasil, o evento é promovido pela Fiocruz, em parceria com a Rede Brasileira de População e Desenvolvimento (Rebrapd) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento integra as comemorações dos 120 anos da Fiocruz e tem como objetivo produzir um balanço e proposições no marco da agenda de população e desenvolvimento no Brasil.

Cúpula de Nairóbi

O Seminário insere-se no contexto das celebrações globais que culminarão na ‘Cúpula de Nairóbi CIPD+25: Acelerando a Promessa’, entre 12 e 14 de novembro. A Cúpula tem realização conjunta do governo do Quênia, da Dinamarca e do United Nations Population Fund (UNFPA) para celebrar os 25 anos da realização da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CIPD), que reconhece e amplia o acesso aos direitos reprodutivos, bem como ações no campo da saúde sexual, modificando em âmbito global o tratamento dos temas de população.

Assista aos vídeos do seminário

Ascom CNS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página